Memória Titulo
Vila Euclides: os ataques voltaram
Ademir Medici
30/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Texto: professor João Paulo de Oliveira

 

Uma nova onda de assaltos começou, há duas semanas, no Cemitério-Museu de Vila Euclides, em São Bernardo.

Na calada da noite, meliantes violaram o jazigo da família Fabbrini, ao furtarem uma belíssima e valiosa obra de arte alusiva ao Bom Jesus, único exemplar no Cemitério-Museu de Vila Euclides a representar Jesus sentado e reflexivo.

Também foi furtado um vaso do jazigo de João Paulo de Oliveira (1885-1947), meu avô paterno.

Constatamos que as luminárias no entorno da capela do cemitério foram furtadas, o que significa que os assaltantes chegam agora ao miolo central do cemitério de Vila Euclides, bem tombado pelo patrimônio histórico municipal.

A administração do cemitério informa que é preciso registrar boletim de ocorrência dos furtos, via internet. A família Fabbrini bem que tentou. O registro foi indeferido, sob a alegação de que este delito merece uma investigação circunstanciada e deve ser registrado na delegacia de polícia mais próxima.

 

NOTA DA MEMÓRIA

A verdade é que o Cemitério-Museu de Vila Euclides, nosso espaço de memória mais afetivo, orgulho de são-bernardenses como Mirthys Setti Braga e Conrado Bruno Corazza, está desamparado e é preciso que a nova administração pública tome providências enérgicas.

Prefeito Orlando Morando, o senhor é jovem. Saiba, pois, que, ao tempo dos prefeitos Lauro, Pinotti e Hygino, até mesmo músicas clássicas eram entoadas no Cemitério de Vila Euclides em ocasiões especiais nos dias santificados e quando da partida de nossos entes queridos.

Hoje os problemas apontados por esta página durante o governo Luiz Marinho continuam – e se ampliam. O jazigo dos Fabbrini fica ao lado da capela. Imagine o senhor, prefeito Morando, os jazigos mais afastados, próximos aos muros das ruas que margeiam o cemitério, o risco que eles correm.

Se a Praça Lauro Gomes está a salvo, é preciso, agora, que a Guarda Civil Municipal seja escalada e responsabilizada pela segurança deste espaço sagrado que existe desde a segunda

metade do século 19. SOS Cemitério-Museu

de Vila Euclides. (AM)

 

Rio Grande da Serra

Esta foto saiu na capa do Diário em março de 1972. São alunos de Rio Grande da Serra no bondinho histórico que fazia o trajeto Pedreira-Estação.

Quarenta e cinco anos depois, onde estão os alunos? São pais, avós? O que fazem? Permanecem em Rio Grande da Serra?

Seria maravilhoso se pudessem participar da reunião de hoje preparatória ao próximo Congresso de História do Grande ABC.

 

Reunião Preparatória Aberta do 14º Congresso de História

Data: hoje, quinta-feira

Horário: das 14h às 17h

Local: sede do Creb ( Centro de Referência de Educação Básica)

Endereço: Rua do Progresso, 251, Jardim Progresso, Centro de Rio Grande da Serra

 

Diário há 30 anos

Domingo, 29 de março de 1987 – ano 29, edição 6403

Grande ABC – Municípios relegam comissões de defesa civil. Reportagem: Rafael Guelta.

Política 1 – Demagogia, nepotismo e corrupção continuam firmes na gestão PMDB. Reportagem: Fausto Polesi.

Nota – Uma das raras matérias assinadas diretamente por nosso diretor de Redação e editor-chefe, Fausto Polesi. Era ele quem redigia a maioria dos editoriais. Para crônicas e comentários outros, o Dr. Fausto usava pseudônimos, tais quais: João de Abreu, Roterdan Cravo e o divertidíssimo

Jorge Alvinegro.

Política 2 – Deputados do Grande ABC têm assessores pagos pelas prefeituras.

Inventário Histórico – Na quinta reportagem da série, o município focalizado é Santo André. São listados 27 itens, entre os quais o Cine-Teatro Carlos Gomes e o casarão que foi sede da Fazenda da Juta, no Parque Oratório.

Nota – O Carlos Gomes, coitado, agoniza; o casarão da Juta não existe mais

Futebol – Pela Taça Diário, resultados da primeira rodada: em Mauá, Grêmio Mauaense 2, Palestra de São Bernardo 1; Saad 4, EC São Bernardo 2.

 

Em 30 de março...

1917 – José Narciso de Camargo Couto, inspetor de ensino, visita o Grupo Escolar de São Bernardo, prédio que hoje abriga o Museu Octaviano Gaiarsa, de Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a retirada dos norte-americanos da Alemanha.

1957 – Fundada a Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

 

Santos do Dia

São João Clímaco (na estampa). Abade nascido na Palestina. Escreveu o livro <CF160>Escada do Paraíso. Faleceu no Monte Sinai, em 605. Nome de bairro e paróquia paulistanos que fazem divisa com o Grande ABC.

Régulo

Donino

 

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: São Bento do Sapucaí, Orlândia e Jambeiro.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 30 de março:

Na Bahia, Barrocas, Luís Eduardo Magalhães e São Francisco do Conde.

Em Santa Catarina, Campos Novos, Capivari de Baixo, Cordilheira Alta, Coronel Martins, Macieira, Morro Grande, Ponte Alta do Norte, Sangão, São Cristóvão do Sul e Vargem Bonita.

Em Pernambuco, Ipojuca.

No Espírito Santo, Itaperimim, Ponto Belo e São Domingos do Norte.

Na Paraíba, Pedra Branca.

No Acre, Plácido de Castro.

No Maranhão, São Bento.

No Piauí, São Gonçalo do Piauí.

 

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;