Diarinho Titulo TV
Animação brasileira invade a telinha

Já foi o tempo em que a gente assistia apenas às produções estrangeiras nos canais infantis

Por Juliana Ravelli
do Diário do Grande ABC
23/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas), Osmar, A Primeira Fatia do Pão de Forma, Peixonauta, Meu Amigãozão, Escola pra Cachorro, Nilba e os Desastronautas, A Mansão Maluca do Professor Ambrósio, Gui & Estopa, Sítio do Picapau Amarelo. Você provavelmente já assistiu ou ouviu falar sobre ao menos uma dessas animações. Mas, por acaso, sabia que todas são brasileiras?

Desenhos desenvolvidos no País vêm conquistando cada vez mais tempo de exibição nos canais infantis, além de fãs e grande audiência. “Os produtores e autores brasileiros são muito criativos e têm ótimas ideias”, afirma Daniela Vieira, diretora de conteúdo do Cartoon Network no Brasil.

Os animadores estão felizes à beça e acreditam que o número de animações nacionais na telinha vá aumentar nos próximos anos. “Acredito que a melhor fase ainda esteja por vir, já que estamos em momento de grande crescimento de produções, tanto em quantidade como qualidade”, diz Celia Catunda, que ao lado de Kiko Mistrorigo criou Peixonauta.

Em 2011, foi sancionada (colocada em prática) lei que determina que os canais infantis pagos transmitam cinco horas de programação nacional dentro do horário nobre (das 11h às 14h e das 17h às 21h). Isso também contribuiu para o aumento de investimentos em produções do País.

E por que é importante assistir a desenhos brasileiros? Segundo Celia, o público curte ver realidade parecida com a dele nas animações. As nacionais têm aspectos da nossa cultura, como música, arte e histórias. Assim, as pessoas se identificam mais facilmente com elas.

“Quando você cresce consumindo somente produtos estrangeiros, tende a acreditar que seu País não tem capacidade criativa e econômica de produzir entretenimento à altura de países como Estados Unidos e Japão”, explica Victor-Hugo Borges, criador de Historietas Assombradas.


Ainda existem desafios para superar

Se hoje os animadores ainda precisam superar obstáculos para desenvolver seus projetos, no passado, o trabalho era mais complicado. “A produção era bem mais cara e demorada. Tinham poucos canais interessados na animação nacional”, conta Celia Catunda, que faz o Peixonauta. Além disso, o público também não sabia que os artistas daqui eram capazes de fazer desenhos tão bons.

No entanto, atualmente, ainda faltam estrutura, cursos e escolas que deem boa formação aos profissionais, segundo Victor-Hugo Borges. “Os desafios são muitos, mas tentamos sempre compensar isso com determinação, criatividade e curiosidade”, afirma o criador de Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas).

Na opinião de Daniela Vieira, diretora de conteúdo do Cartoon Network no Brasil, outra barreira a ser vencida é o tempo de produção dos desenhos brasileiros. Para ser aceito pelo mercado internacional, cada temporada de uma animação deve ter entre 26 e 52 episódios. Só que no País, o desenvolvimento de 13 capítulos leva, em média, dois anos. E, muitas vezes, a conclusão da segunda temporada demora outros dois anos.


Séries com atores do País ganham fãs

As animações não são as únicas a fazer supersucesso na telinha. Seriados e novelinhas também têm ganhado admiradores e grande audiência. É o caso de D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, exibido pelo Gloob.

Segundo André Pellenz, diretor da série, os brasileiros gostam de ver a cultura e atores do País na TV. “Para os canais infantis, é fundamental ter programação com aspectos com os quais as crianças se identifiquem, que falem sua língua e cujos atores elas possam, de repente, até encontrar na rua.”

André, que também dirige produções para adultos (como o filme Minha Mãe é uma Peça), curtiu ver a evolução de Caio Manhente, Letícia Pedro e Cauê Campos (que interpretam Tom, Mila e Capim) ao longo das temporadas de D.P.A. “Tenho orgulho de dizer que, após 142 episódios, eles estão melhores, mais maduros e, principalmente, honestos e conscientes de sua relação com a profissão.”


Confira destaques dos canais

Peixonauta é uma das animações brasileiras de maior sucesso. Está presente em dezenas de países, como Colômbia, México e Estados Unidos. Na série, o peixinho com roupa de astronauta luta pela natureza com a ajuda de amigos. Desenvolvida pela TV PinGuim, chegou ao Discovery Kids em 2009, no qual é exibida de segunda a sexta, às 11h30 e 19h, e aos sábados, às 16h. Também vai ao ar na TV Brasil, de segunda a sexta, às 10h10, e aos domingos, às 11h30. “Quando trabalhamos em uma animação, sempre esperamos que ela seja querida, mas o sucesso do Peixonauta foi muito além da nossa imaginação”, afirma Celia Catunda.

Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas) é a animação sobre o menino malcriado Pepe, que entra em contato com feitiços e criaturas sobrenaturais por meio da avó maluquinha, com quem vive. É desenvolvida há cerca de oito anos por Victor-Hugo Borges. Foram várias tentativas até que o criador da série achasse que estava pronta para o público. A segunda temporada está em produção. É exibida pelo Cartoon toda segunda, às 19h30, e pela TV Brasil, de segunda a sexta, às 10h25, e domingo, às 15h.

Senha Verde é a série sobre ecologia, cuja segunda temporada acaba de chegar à TV Brasil. Meninos e meninas de países latinos, como Brasil, México, Colômbia, Uruguai e Argentina mostram o que fazem para proteger a natureza e transformar a realidade. A produção é feita em parceria com canais latino-americanos e o Goethe-Institut (instituição cultural alemã). Vai ao ar aos domingos, às 11h.

Osmar, A Primeira Fatia do Pão de Forma tem como protagonista pãozinho que não suporta ser ignorado e sonha se tornar popular. Ele vive em Trigueirópolis (cidade que é grande mesa de café da manhã) e tem como melhor amigo a baguete Stevie. A animação foi criada por Ale McHaddo, do estúdio 44 Toons (que também faz Nilba e os Desastronautas). É exibida no Gloob de segunda a sexta, às 11h15 e 19h45.

D.P.A. – Detetives do Prédio Azul é a série sobre os amigos Tom, Mila e Capim, que vivem em um prédio antigo, onde desvendam mistérios. Em 7 de abril estreia a quinta temporada com 26 episódios. Efeitos especiais, cenários e personagens novos são algumas das novidades. É exibida pelo Gloob de segunda a sexta, às 18h30.

O Show da Luna! é a novidade que deve chegar em outubro ao Discovery Kids. Criada pela TV PinGuim (a mesma de Peixonauta), a animação conta a história de uma menina apaixonada por ciência. “Estamos superanimados. A série está ficando linda e esperamos que seja grande diversão para as crianças”, diz Celia Catunda.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;