Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

D+
>
Saúde
Jovens transmitem meningite sem adoecer
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
15/09/2019 | 10:52
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Jovens podem transmitir meningite sem adoecer? Sim. Até 23% dos adolescentes e adultos podem ser portadores da bactéria causadora da meningite meningocócica e podem transmiti-la para outras pessoas através da saliva e partículas respiratórias, sem necessariamente desenvolver a doença.

Por isso, embora muitas vezes associada apenas às crianças e aos idosos, a vacinação também é fundamental para os adolescentes. “É primordial vacinar essa faixa etária, não só para proteção individual deles, mas também para diminuir a circulação da bactéria causadora da meningite meningocócica”, alerta Dr. Jessé Alves, gerente médico de vacinas da GSK. Segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunizações, jovens de até 19 anos precisam seguir o esquema recomendado.

Dados de estudo realizado nos Estados Unidos revelam que a maioria dos jovens e pais acredita que a vacinação é importante nesta faixa etária, mas as taxas de cobertura vacinal estão abaixo das metas nacionais e internacionais. Atualmente, a rede pública de saúde e a rede privada disponibilizam aos adolescentes vacinas contra diversas doenças, como meningite meningocócica, hepatites A e B, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola, difteria, tétano, catapora, gripe, além de HPV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.