Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Da Vila Conceição a São Paulo
Por Ademir Medici
11/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Na Semana Diadema 2017, Vila Conceição. O mais extenso loteamento urbano da cidade, com seus 215 mil metros quadrados. Na nova divisão urbanística de Diadema, o loteamento original ocupa partes de três bairros referenciais: Centro, Conceição e Serraria.
Cf. arquiteta Maria Luisa Gagliardi (Loli).

Memória teve acesso à planta original da Vila Conceição, em Diadema. Fotografamos parte dela. Duas imagens vão perpetuadas no pergaminho/arte de hoje do infografista Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do Diário.

É um belo documento, a nanquim, com detalhes artísticos da época – um dos quais vai reproduzido.

A planta faz parte do primitivo município de São Bernardo, hoje Santo André, e foi recuperada pela Prefeitura de Diadema junto à Prefeitura de São Bernardo ‘do Campo’.

A verificação da data da planta – 26 de setembro de 1925 – nos faz lembrar que, na próxima década, vários bairros do Grande ABC estarão completando um século. Uma bela pauta jornalística e acadêmica.

Não se esquecer de pelo menos outros três loteamentos urbanos já centenários: Vila de São Bernardo, em torno da Igreja Matriz, da primeira metade do século 19; o conglomerado formado ao redor da Matriz Velha de São Caetano, já no século 19, quando chegam os primeiros imigrantes italianos; e o bairro Ipiranguinha, em Santo André, formado ao redor da fábrica de tecidos Ipiranguinha, aberta na última década do século 19.

Podemos também citar o bairro dos Meninos (hoje Rudge Ramos), Piraporinha, em Diadema; e os vários núcleos formados a partir da passagem da estrada de ferro, em Paranapiacaba, Rio Grande (da Serra), Ribeirão Pires, Pilar (Mauá), Santo André e São Caetano.

Quem também se preocupa com a história da formação urbana do Grande ABC, a exemplo da arquiteta Loli de Diadema, é o advogado e jornalista Nevino Antonio Rocco, de São Bernardo – que preserva, entre outros documentos, a planta original da Vila Euclides. Dr. Nevino foi o primeiro advogado da Prefeitura de Diadema. Atuou na municipalidade entre abril de 1961 e janeiro de 1964.

Michels não levou adiante esta ação
Texto: Nevino Rocco


Quando na Prefeitura de Diadema, promovi uma ação contra a Empresa Urbanista Vila Conceição, a loteadora. A ação teve origem numa reclamação ao primeiro prefeito, professor Evandro Caiaffa Esquivel, por uma comissão de antigos compradores de terrenos, liderada por Manoel Amaral (o Neco).

Eram antigos proprietários inconformados com alterações no loteamento, reduzindo ruas e eliminando áreas livres, originalmente destinadas à Praça da Fonte, aos campos de futebol e outros logradouros públicos.

Sustentando que o loteamento não podia ser alterado sem a concordância dos antigos compradores e que esses espaços, desde o registro, passaram, automaticamente, à propriedade do município, uma ação judicial, julgada procedente, condenava a loteadora a restabelecer o traçado original e devolver aquelas áreas.

A Empresa Vila Conceição, na gestão do prefeito José Fornari (São Bernardo, 1948-1951), tentara regularizar a situação, com uma inútil e desnecessária escritura de doação de área ao município. Mesmo assim perdeu na Justiça (na primeira gestão do prefeito Evandro).

Procedente a ação, elegeu-se o segundo prefeito de Diadema, Lauro Michels (tio do atual prefeito), que fez acordo com a loteadora e o município cedeu o que havia ganhado na Justiça, inclusive a antes famosa Praça da Fonte...

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 11 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6622
Manchete – Constituinte adia votação para janeiro
Grande ABC – Cinco estradas vicinais serão pavimentadas pelo governo do Estado, três delas em São Bernardo, conforme anúncio feito no Palácio dos Bandeirantes pelo governador em exercício, Almino Afonso:
1 – São Caetaninho, em Ribeirão Pires.
2 – Terceira Divisão, em Mauá.

E as três de São Bernardo:
3 – Galvão Bueno.
4 – Cooperativa.
5 – Samuel Aizemberg.

São Caetano – Praça São Caetano Di Thiène reaberta incompleta.
Memória – O Distrito de São Caetano em 1927.

Em 11 de dezembro de...
1917 – Anúncio: “Compram-se de dez a 15 alqueires de terras que tenham pelo menos de três a cinco alqueires de mato, situados na Linha Inglesa, podendo ser nas estações de Pirituba, São Bernardo ou São Caetano e que não sejam muito distantes da estação. Quem tiver e queira vender por preço razoável, escrever a MMM, nesta Redação” (O Estado de S. Paulo).

A guerra. Do noticiário do Estadão: tomada de Jerusalém pelos ingleses.

1972 – 10º Batalhão da PM, com sede em Santo André, festeja o 16º aniversário.

Chapa da situação vence eleições do Tênis Clube de Santo André por 125 votos a 45.

1982 – Matarazzo confirma desativação parcial da unidade química DE São Caetano.

Hoje
- Dia do Engenheiro
- Dia do Tango, em alusão ao nascimento do cantor Carlos Gardel, ocorrido nesta data, do ano 1890, em Toulouse, França.

Santos do Dia
- Dâmaso nasceu em Guimarães, Portugal, em 305. Era irmão de Santa Irene. Sucedeu ao papa Líberio e governou a Igreja de 366 a 384. Considerado o papa baluarte da Igreja primitiva.
- Hugolino Magalotti
- Pedro de Sena

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 11 de dezembro:
- Em São Paulo, Duartina
- No Mato Grosso do Sul, Bataguassu, Corguinho e
Sidrolândia
- No Paraná, Campo Magro, Jardim Olinda e Paranapoema
- No Rio Grande do Norte, Carnaúba dos Dantas, Cerro
Corá, Coronel Ezequiel, Grossos, Itaú, Januário Cicco, São
Gonçalo do Amarante, São Miguel e São Vicente
- Na Paraíba, Carrapateira
- No Rio Grande do Sul, Farroupilha, Guaporé e Silveira
Martins
- No Espírito Santo, Mucurici.
- No Maranhão, Pirapemas.
- Em Pernambuco, Pombos.
Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.