Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Onde este filme foi parar?
Ademir Medici
09/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Imaginem recuperar alguns segundos das imagens animadas do senador Flaquer, do coronel Saladino, do padre Capra, do capitalista Antonio Queiroz dos Santos! – esses personagens centenários, poderosos, que deram as cartas numa região (que é a nossa, o hoje Grande ABC) em lenta, mas progressiva transformação.

Pois tais imagens existiram. Ganharam destaque na São Paulo de 1917, 1918. Provavelmente chegaram a Santo André, sendo exibidas por aqui.

Pois o filme entrou em cartaz há exatamente um século, com farta publicidade nos jornais paulistanos. E com todas essas atrações:

As grandes manobras do 43º Batalhão de Caçadores nos campos de São Bernardo, chamadas pela publicidade da época de as “primeiras manobras completas do Exército Brasileiro no Estado de São Paulo”.

Mil metros de filmes, divididos em seis longas partes e 60 quadros.

Vistas das colinas vazias, baldias, que iam da Estação de Santo André à Estação de Mauá.

A missa campal celebrada pelo padre Luiz Capra e assistida por personalidades como as acima citadas, mais representantes do governo paulista e militares com as mais altas patentes que para aqui vieram.

A presença das linhas de tiro de São Bernardo (entenda-se Grande ABC), São Paulo, Santos, mais a companhia de guerra da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

É isso. Como localizar o filme – se é que alguma cópia foi preservada por uma alma generosa. Imaginamos difícil. Jamais ouvimos ou lemos a respeito.

Fica o registro. O anúncio de hoje ilustra bem mais. Quase uma provocação aos pesquisadores de 2017, entre eles os da aniversariante cidade de Mauá, dentro desta Semana Mauá 2017.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 9 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6820

Manchete – Acordo inédito faz comércio do Grande ABC abrir no domingo dia 20, que antecede o Natal

Acordo foi firmado entre o Sindicato do Comércio, com José Carlos Buchala na presidência, e o Sindicato dos Comerciários, do presidente Minervino Ferreira.

Memória – Os irmãos Gaiarsa. Publicávamos fotos dos médicos Octaviano Armando e Orlando Luís, quando das suas formaturas, em 1929 e 1930. Acervo: Wilma Apolonio.

Literatura – Uma década longe do coração selvagem de Clarice Lispector, falecida em 1977, no Rio de Janeiro.

 

Municípios Brasileiros

Em São Paulo, Indaiatuba, antigo povoado de Cocais, elevado a freguesia em 9 de dezembro de 1830. Separa-se de Itu em 1839.

No Piauí, Arraial, Demerval Lobão, Isaias Coelho e Miguel Leão

Em Goiás, Cidade Ocidental e Novo Brasil

No Rio Grande do Sul, Dom Feliciano e Guabiju

No Maranhão, Dom Pedro

No Paraná, Guarapuava e Santa Fé

No Pará, São Domingos do Capim.

Fonte: IBGE

 

Em 9 de dezembro de...

1917 – Reaberto o stand da Linha de Tiro 34, de São Bernardo. O prefeito Saladino cedeu todo o madeiramento necessário para os reparos. Atiradores marcham até o local.

Nota – O stand de tiro ficava a meio caminho entre Santo André e São Bernardo. Não sabemos exatamente onde.

1972 – Prefeitura de São Caetano inicia a instalação de 450 árvores de Natal coloridas nas principais ruas do Centro.

 

Hoje

Dia Nacional do Fonoaudiólogo

Dia Internacional contra a Corrupção

 

Santos do Dia

São João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin (México 1474-1548). Índio nativo, que antes de ser batizado tinha o nome de Cuauhtlatoatzin, traduzido como ‘águia que fala’ ou ‘aquele que fala como águia’.

Basiano

Leocádia

Gorgônia

 

Nas Ondas do Rádio

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. O jornalista Milton Parron anuncia o terceiro programa, de uma série de quatro, sob o tema Jovem Guarda:

Entrevistas com Roberto Carlos, Wanderléa e Eduardo Araújo. Trecho de programa da TV Record que era apresentado por Moacyr Franco. Convidados: Gigliola Cinquetti (estrela da música italiana) e Roberto Carlos (recém-vencedor do Festival San Remo.

Roberto entrevista Gigliola.

Presenças de Martinha, Os VIPs, Golden Boys, Trio Esperança, Bobby di Carlo, Waldirene, Ed Wilson, The Fevers, Renato e seus Blue Caps.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Gravações da cantora norte-americana Dinah Washington. Produção e apresentação:

Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h.

Pela internet, sites:

www.radiotrianon.com.br

www.quintaavenida.mus.br

grandeabcwebradio.com

 

Diamar Julia Zambaldi Sabatini

(São Bernardo, 31-3-1921 – 6-12-2017)

Na história da imigração italiana de São Bernardo, a presença dos Zambaldi e dos Sabatini. Não foram pioneiros. Já estavam no Brasil quando vieram para a então Vila de São Bernardo, em princípios do século 20. Mas escreveram uma história de vários personagens estabelecidos na cidade.

Um exemplo o de dona Diamar, filha de Francisco e Beatriz Zambaldi, que se casou em São Bernardo com Giseppe Sabatini.

Dona Diamar residia no bairro Nova Petrópolis. Parte aos 96 anos. Era viúva. Deixa as filhas Vera Lucia e Maria. E foi sepultada no Cemitério Museu de Vila Euclides.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.