Cultura & Lazer Titulo
Centro Cultural Diadema exibe Almodóvar
Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
04/08/2005 | 08:47
Compartilhar notícia


Quatro dos mais importantes e recentes longas do diretor espanhol Pedro Almodóvar estão na pequena e notável mostra que o Centro Cultural Diadema dedica à obra de um dos nomes de maior destaque do cinema atual. De quinta a domingo (dia 7), o espaço apresenta as produções Carne Trêmula (1998), Tudo Sobre Minha Mãe (1999), Fale com Ela (2002) e Má Educação (2004). Com entrada franca, as exibições ocorrem sempre às 19h.

Tão famoso quanto os também espanhóis Luis Buñuel e Carlos Saura, o cinema de Almodóvar destaca-se principalmente pela extrema sensibilidade com que trata os relacionamentos e traços autobiográficos que pontuam toda sua obra. Colecionador de prêmios – entre eles o Oscar de Roteiro Original por Fale com Ela –, o diretor nunca pisou numa escola de cinema e atualmente trabalha no longa-metragem Volver, seu 27º trabalho que deve estrear no Estados Unidos em julho do ano que vem.

O primeiro filme da mostra, Carne Trêmula, é baseado no livro da inglesa Ruth Rendell. Na trama, jovem rejeitado por italiana provoca um tiroteio que deixa um policial paralítico. Anos depois, o rapaz descobre que a moça e o policial se casaram.

Nesta sexta será a vez de Tudo Sobre Minha Mãe, ganhador do prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes. Considerado a obra-prima do espanhol, a produção conta a história de enfermeira que dá um novo e conturbado rumo à sua vida quando o filho de 17 anos morre.

No sábado, o espaço exibe Fale com Ela, longa que prima pela originalidade ao contar uma história de amor no mínimo bizarra entre o obsessivo enfermeiro Benigno, interpretado pelo ótimo Javier Cámara, e bailarina em estado de coma.

Fecha a programação o último trabalho do diretor, Má Educação, estrelado por Gael Garcia Bernal. Na trama, que traz muito da história do próprio Almodóvar, Ignácio sofre abusos sexuais dentro de um colégio católico. Ele então se apaixona por um colega de escola, que acaba expulso por conta do ciúme do padre que o molestou. Vinte anos mais tarde, os três personagens se reencontram. A produção rendeu ao diretor o Oscar de Roteiro Original e melhor Direção em Cannes em 2004.

Quadrinhos – Paralelamente a mostra do diretor espanhol, o Centro Cultural Diadema exibe dois longas adaptados das histórias em quadrinhos. O primeiro deles Demolidor – O Homem Sem Medo, no sábado às 16h; e Elektra, no domingo também às 16h.

Mostra Pedro Almodóvar – De quinta a domingo (dia 7) às 19h no Centro Cultural Diadema – r. Graciosa, 300. Tel.: 4056-3366. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;