Cíntia Bortotto Titulo Cintia Bortotto
Você é jovem e quer trabalhar?
Por Cintia Bortotto
30/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Afinal de contas, é bacana entrar cedo no mundo do trabalho? Há especialistas que defendem que o jovem, ao menos até o Ensino Médio, deve apenas dedicar-se aos estudos, dando prioridade a ingressar em uma boa universidade. Outras pessoas defendem uma entrada rápida no mercado de trabalho como também uma maneira importante de formação. Eu, particularmente, pertenço a esse último grupo. Até mesmo porque ‘gastar’ tempo não impede ninguém de entrar em uma boa universidade.

Verdadeiramente acredito que é possível trabalhar e ganhar conhecimento prático e ainda estudar para passar em um bom vestibular. Em algum momento, um curso preparatório para prestar vestibular pode contribuir, mas o trabalho desde cedo pode ajudar em futuros programas de estágio e trainee.

Hoje em dia é bem mais fácil de se conseguir o primeiro emprego, pois há muitas empresas contratantes. Se você fizer um colégio técnico, muitas vagas são oferecidas nos murais das próprias instituições de ensino. Se você faz o Ensino Médio regular, procure nos principais sites de emprego, como vagas.com, empregos.com, curriculum.com e de instituições governamentais.

Uma tendência que toma cada vez mais corpo nas empresas é a busca de oportunidades por meio das redes sociais. Alguns segmentos têm como uma de suas características oferecer o primeiro emprego para muitos profissionais, são exemplos empresas de contact center, construção civil e setor bancário, entre outros.

Para encontrar uma oportunidade, procure buscá-la em diferentes fontes e tente ao máximo saber que tipo de vaga tem mais semelhança com você. Saiba o que te motiva e quais são os seus interesses.

Para montar bom currículo para o primeiro emprego, preocupe-se principalmente em deixar mais de uma forma de a empresa entrar em contato com você. Deixe claro o objetivo, e ele deve ser correspondente com a vaga em questão. Destaque os estudos, cursos e complemente com outras informações que podem ser relevantes, como atividades sociais. Demonstre interesses que podem diferenciar seu currículo para a empresa que está contratando.

Depois de chamado, como ir bem na entrevista? Deixe clara a sua vontade de trabalhar, isso conta muito quando se fala em um primeiro emprego. Além disso, destaque competências como comunicação e capacidade de analisar o que lhe é dito. Demonstre também seus valores, principalmente se eles passarem por itens como comprometimento, pontualidade e respeito pelo outro.

Entrar em uma grande companhia ou em uma instituição preocupada com seu desenvolvimento e evolução pode ser a chave para uma carreira de sucesso. Não se esqueça de olhar para isso quando for buscar seu primeiro emprego! Siga confiante e boa sorte!

Cíntia Bortotto é consultora em RH, psicóloga pela PUC-SP, especialista em recursos humanos pela FGV, em Dinâmicas de Grupo pela Associação Brasileira de Dinâmicas de Grupo, com MBA em Gestão de Negócios, também pela FGV. Como executiva de sucesso, atuou em grandes empresas como Otis, Unilever e Bombril – www.cintiabortotto.com.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;