Setecidades Titulo
Experimento da FEI vai viajar com astronauta brasileiro à ISS
Do Diário OnLine
Com Agências
21/03/2006 | 16:03
Compartilhar notícia


Um minilabóratório criado no Centro Universitário da FEI será um dos oito experimentos nacionais que vão viajar junto com o astronauta brasileiro Marcos César Pontes à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

O foguete, que partirá do Centro de Lançamento de Baikonour, no Cazaquistão, levará um minilaboratório da FEI para estudar as reações enzimáticas em ambiente de microgravidade. O vôo do brasileiro a bordo da nave Soyuz TMA-8 está programado para o dia 29, às 23h30 (horário de Brasília).

Após ter sido aprovado em testes realizados em fevereiro no Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, o projeto da FEI foi enviado para Moscou, na Rússia. Lá, após ser submetido a uma última bateria de testes, o experimento recebeu aprovação final.

Informatizado e controlado eletronicamente, o minilaboratório da FEI, denominado MEK, será utilizado para estudar os efeitos em microgravidade das enzimas lipase e invertase, utilizadas em grande escala nas indústrias química, de alimentos e farmacêutica.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;