Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Obituário
>
Obituário
Obituário - 06 de janeiro de 2018
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/01/2018 | 09:00
Compartilhar notícia


Pedro Aparecido Eufrásio
(Martinópolis, SP, 16-3-1947 – Santo André, 6-10-2017)

Marcos Ferreira Soares
(Santo André, 25-1-1963 – 30-12-2017)

“Contam que o rei criança
Viu o reino de França no Maranhão.
Das matas fez o salão dos espelhos
Em candelabros palmeirais,
Da gente índia a corte real,
De ouro e prata um mundo irreal”.

¦¦¦

A história do Carnaval e do Samba de Santo André tem o dever de reservar duas páginas para o Dr. Pedro da UESA e o Marquinhos do Santo Alberto. Os dois atuaram bastante para que a festa mais popular brasileira tivesse vez na cidade.
Dr. Pedro, advogado; Marquinhos, documentista, o profissional que trabalha para a regularização de imóveis. Os dois partiram com a diferença de pouco menos de três meses.

DR. PEDRO
Dele escreveram seus colegas do samba, por meio da Tvila:
¦ Ele partiu, de maneira repentina, tão breve quanto o ressonar de um golpe de caixa, de tamborim. Uma perda enorme para o samba andreense.
¦ Desde a fundação da Uesa em 1985, Dr. Pedro sempre esteve presente na vida das escolas de samba de Santo André, tivesse ele um cargo diretivo ou não.
¦ Homem de classe, elegância e sabedoria, jamais deixou de correr lado a lado com os seus. Sempre ajudando, sempre apoiando no dia a dia de quem faz o samba por essas bandas. E nessa manhã de sábado que se faz triste, o céu retribui em chuva, as lágrimas dessa perda.
¦ Como no samba-enredo do Salgueiro, de 1973, que citamos acima, Dr. Pedro, em vida, fez do samba andreense seu reino de espelhos, de sonhos, de versos, de ouro e de prata, porém, real. Como de realeza se fez gestos.

MARQUINHOS
Do irmão, fala o boleiro Rubens, o caçula dos Soares:
¦ Marquinhos foi um obstinado pelo samba de Santo André, em especial pelas escolas do Jardim Santo Alberto: primeiro da Raízes do Santo Alberto; depois, da MUSA – Mocidade Unida de Santo André.
¦ Foi presidente da escola. Mas vibrava, mesmo, como mestre de bateria, sempre focalizado nas reportagens do Diário.
¦ As escolas passaram, Marquinhos permaneceu ligado ao samba, ao Carnaval. Participava de entidades como a da Vila Matilde, em São Paulo, e a Beija Flor, do Rio de Janeiro.
¦ Seu grande feito foi trazer a Beija Flor como madrinha da Escola de Samba de Cidade São Jorge. Os visitantes foram alojados no Ginásio Pedro Dell’Antonia.
¦ Marquinhos era filho de Pedro Ferreira Soares e de Zulmira Pereira Soares. Parte aos 54 anos. Ele deixa a esposa Malvina e os filhos Julio, Cintia e Ana Carolina. Está sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Vila Curuça, o mesmo cemitério que abriga o Dr. Pedro da UESA, 70 anos de vida.

Santo André

José Matias Dantas, 96. Natural de Acari (RN). Residia no Parque Miami, em Santo André. Dia 4. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Maria José Ribeiro Zappitelli, 89. Natural de Socorro (SP). Residia no Parque das Nações, em Santo André. Dia 4. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Geraldo Veloso, 87. Natural de Silvianópolis (MG). Residia no Parque Novo Oratório, em Santo André. Dia 4. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Dolores Villatoro Pacheco Ferreira, 81. Natural de Catanduva (SP). Residia na Vila Curuçá, em Santo André. Dia 4. Memorial Jardim Santo André.

Maria Euridice dos Santos, 77. Natural de Cedro de São João (SE). Residia na Vila Curuçá, em Santo André. Dia 4. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

José Pedro Vitor Neto, 57. Natural de Carira (SE). Residia na Vila Palmares, em Santo André. Dia 4. Memorial Phoenix.

Josiane Maria de Arantes, 54. Natural de Santo André. Residia no Jardim Alvorada, em Santo André. Dia 4. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Erasmo Carlos Viana de Santana, 42. Natural de São José de Piranhas (PB). Residia no Parque Miami, em Santo André. Ajudante. Dia 4. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

Nércia Botelho da Silva, 88. Natural de Altinópolis (SP). Residia na Vila Tereza, em São Bernardo. Dia 2. Cemitério São Pedro, Vila Alpina.

Erotides de Barros, 86. Natural de Rio Novo (MG). Residia no Jardim Brasília, em São Bernardo. Dia 4, em Santo André. Cemitério dos Casa.

Antenor Lepera, 86. Natural de Tabatinga (SP). Residia em Embu-Guaçu (SP). Dia 31, em São Bernardo. Cemitério de Embu-Guaçu (SP).

Dorvalina Amasiles de Jesus, 86. Natural de Dores do Turvo (MG). Residia no bairro dos Casa, em São Bernardo. Dia 2. Jardim da Colina.

Oswaldo Chitan, 79. Natural de Osasco (SP). Residia em Osasco (SP). Dia 1º, em São Bernardo. Cemitério Bela Vista, em Osasco (SP).

Nilson Meyrelles, 77. Natural de Jaburuna (ES). Residia no Jardim Calux, em São Bernardo. Dia 2. Cemitério dos Casa.

Dalva Maria dos Santos, 74. Natural de Mata Grande (AL). Residia no bairro Alves Dias, em São Bernardo. Dia 1º. Cemitério dos Casa.

Maristela Lopes Gonçalves, 72. Natural de Visconde do Rio Branco (MG). Residia no bairro Montanhão, em São Bernardo. Dia 2. Cemitério dos Casa.

Moisés Sodré dos Santos, 69. Natural de Santo Anastácio (SP). Residia no Jardim Leblon, em São Bernardo. Dia 2. Cemitério dos Casa.

Osvaldo Hideyuki Okada, 63. Natural de São Paulo (SP). Residia no Jardim Saracantan, em São Bernardo. Dia 5, em Santo André. Jardim da Colina.

João Joaquim dos Santos Filho, 62. Natural de Monteiro (PB). Residia no bairro Assunção, em São Bernardo. Pintor. Dia 4, em Santo André. Cemitério dos Casa.

Manoel Francisco Garcia, 54. Natural de Diadema. Residia no bairro Alves Dias, em São Bernardo. Dia 2, em São Bernardo. Vale da Paz, em Diadema.

São Caetano

Antonio Dona, 89. Residia em São João Clímaco, São Paulo (SP). Dia 4. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Neuza Aparecida Alonso, 78. Natural de São Paulo (SP). Residia no bairro Planalto, em São Bernardo. Dia 1º. Cemitério das Lágrimas, em São Caetano.

Maria Tereza Rodrigues, 73. Natural de Descalvado (SP). Residia no bairro Santo Antonio, em São Caetano. Dia 4. Cemitério São Pedro, Vila Alpina.

Diadema

Jenny Esteves Rubio, 89. Natural de Jacarezinho (PR). Residia em Eldorado, Diadema. Dia 4. Cemitério Municipal.

Amandio Angelo Ramos, 87. Natural de Portugal. Residia em Diadema. Dia 1º, em São Bernardo. Vale da Paz.

Laura Fogato Gonaçalves, 84. Natural de São Paulo (SP). Residia na Cidade Leonor, em São Paulo (SP). Dia 4, em Diadema. Cemitério de Vila Mariana, em São Paulo (SP).

Josefa Pereira Maciel, 76. Natural de São Francisco (MG). Residia no Jardim Santa Terezinha, em Diadema. Dia 4. Cemitério Municipal.

Marinalva Virginia de Araujo, 68. Natural de Serrinha (BA). Residia no bairro Taboão, em Diadema. Dia 2. Cemitério Municipal.

Edson Marques Cavalcante, 60. Natural de Mombaça (CE). Residia no Jardim das Nações, em Diadema. Dia 3. Vale da Paz.

Marlene Pereira das Neves, 58. Natural de São Paulo (SP). Residia em Eldorado, Diadema. Dia 2. Cemitério Municipal.

Marileide Paulina do Nascimento Santos, 52. Natural de Santana do Ipanema (AL). Residia no Centro de Diadema. Dia 4. Cemitério Municipal.

Sidnei de Barros Santana Santos, 46. Natural de São Paulo (SP). Residia no Centro de Diadema. Dia 3. Cemitério Municipal.

Eduardo Pereira da Silva, 38. Natural de Diadema. Residia no Jardim Canhema, em Diadema. Dia 3. Cemitério Municipal.

Francisco Edivanio Araujo Celestino, 32. Natural de Quixeramobim (CE). Residia no bairro Inamar, Jardim União. Dia 2. Cemitério Municipal.

Patrício Vieira Longuinho, 25. Natural de São Vicente (SP). Residia na Vila Nogueira, em Diadema. Dia 2. Vale da Paz.

Mauá

Expedito Vieira, 83. Natural de Divinésia (MG). Residia no Jardim Rosina, em Mauá. Dia 5, em Santo André. Vale dos Pinheirais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.