Internacional Titulo
Angola deve triplicar produçao de diamantes em 2001
Das Agências
07/12/2000 | 10:18
Compartilhar notícia


A produçao de diamantes brutos em Angola deve render US$ 600 milhoes este ano, três vezes mais do que no ano passado, anunciou nesta quinta-feira o Ministério angolano da Geologia e das Minas.

Em 1999, a produçao oficial de diamantes rendeu US$ 200 milhoes, informou o vice-ministro Carlos Sumbula, em uma entrevista concedida ao diário governamental Jornal de Angola.

O ministro atribuiu o aumento da produçao à segurança nas regioes diamantíferas que, segundo ele, foi restabelecida graças à grande ofensiva do exército contra os rebeldes da Uniao Nacional pela Independência Total de Angola (Unita).

``Os rebeldes perderam quase todas as regioes diamantíferas que exploravam', afirmou.

Para evitar o desvio dos diamantes angolanos ao mercado negro, o Governo lançou uma nova estratégia e concedeu os direitos de descoberta e venda das gemas a uma única empresa, a Ascorp (Angola Selling Corporation), uma joint venture formada pela Sodiam (Angola), Wellox (Israel) e Tais (Bélgica).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;