Política Titulo Santo André
Perto do PCdoB, Siraque busca definir futuro na 6ª

Desfiliado do PT, ex-deputado federal aponta conversas também com Pros, PDT e PSB

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
25/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O ex-deputado federal Vanderlei Siraque (ex-PT), de Santo André, espera anunciar até amanhã seu novo partido e o caminho que pretende percorrer na eleição do ano que vem.

Após se desfiliar do PT na semana passada – depois de militância de quase quatro décadas –, Siraque se reuniu com diversos dirigentes partidários e afunilou conversas com PCdoB, PDT, PSB e Pros.

O Diário apurou que o diálogo mais próximo está com o PCdoB, sigla que tinha convidado o ex-parlamentar em 2015 com objetivo de lançá-lo à Prefeitura de Santo André no pleito do ano passado. Caso migre ao PCdoB, a chance maior é a de ele sair candidato a deputado estadual, em dobrada com o atual presidente paulista da legenda comunista, o deputado federal Orlando Silva, que tem reduto na Capital. Ele também viraria coordenador regional da sigla.

PDT e PSB fazem parte da órbita do governo de Paulo Serra (PSDB), candidato que Siraque fez oposição – o ex-deputado defendia a reeleição de Carlos Grana (PT), que não se concretizou. As siglas também contam com vereadores da base governista, caso do pedetista Zezão Mendes e do socialista Almir Cicote, que preside o Legislativo com patrocínio político da gestão tucana.

Quando anunciou saída do PT, Siraque afirmou que “não necessariamente” migraria para um partido que fizesse oposição ao governo de Paulo Serra. “Nunca defendi oposição a pessoas. Defendo oposição a projetos”, declarou ao Diário, à época.

“Antes de fazer contas e falar sobre a eleição do ano que vem, quero debater a ideologia partidária. Para mim, questões ideológicas vêm na frente de questões eleitorais”, disse o ex-petista, ontem. “Eu me desfiliei do PT, mas não me desfiliei das bandeiras da esquerda, da igualdade social, da melhoria de condição de vida do nosso povo. Vou continuar combatendo o governo (Michel Temer, PMDB).” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;