Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Vamos escalar o Bonilha

O ponto culminante do Grande ABC será escalado neste sábado, a partir das 9h, num passeio organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O passeio faz parte dos festejos do aniversário oficial de São Bernardo. E é uma experiência fascinante, a poucos minutos do Centro da cidade, na antiga Linha Colonial São Bernardo ou Montanhão, na divisa com o Parque do Pedroso, de Santo André.

Para participar, é só comparecer. Memória lá estará. De ônibus, basta pegar na Rua Jurubatuba o coletivo ‘Vila Esperança’ e descer na curva da empresa Emparsanco – empresa que, por sinal, cuida daquele verdadeiro tesouro ambiental. 

Ano passado o tempo estava aberto, ventava muito, e foi possível descortinar, nos horizontes, de um lado o Pico do Jaraguá e, de outro, a descida para Santos. 

A Billings fica aos pés de quem sobe ao Bonilha. Idem a Mata Atlântica. E dá para observar, a mais de 900 metros acima do nível do mar, várias cidades do Grande ABC, de Piraporinha a Capuava. Repetimos: fascinante.

No rádio, uma pesquisa centenária 

Após cinco meses de pesquisas e localização de material sonoro para ilustração dos textos, o jornalista Milton Parron inicia hoje a apresentação de uma história que começa no ano de 1919 e se estende até 1998. É ele mesmo quem explica, no texto que se segue. E é sempre uma honra ter o privilégio de receber a pauta da Memória do Parron na Band todas as semanas.

O jingle político

Texto: Milton Parron

Jingle é uma expressão em inglês que se refere a mensagem musical publicitária. Para alcançar o objetivo, o jingle precisa ter refrão simples, preferencialmente ufanista, letra curta e melodia empolgante, daquelas que ficam na memória e você se pilha assobiando a musiquinha o dia todo, tipo “Ei...Ei... Eymael”. 

Os três próximos programas Memória se ocuparão em reviver jingles, hinos e marchas criados para campanhas eleitorais que se tornaram verdadeiras referências. Muitas delas nasceram ao acaso, como a citada Eymael, de autoria de um alfaiate. 

O período que será focado começa na eleição presidencial suplementar realizada em 1919 em razão da morte de Rodrigues Alves, em pleno exercício do cargo. A disputa entre Epitácio Pessoa e Ruy Barbosa gerou músicas satíricas que, desqualificando um, automaticamente enaltecia o outro. 

As marchinhas e os hinos antecederam os jingles que surgiram nos Estados Unidos em 1926 e chegaram ao Brasil em meados dos anos 1930. 

Nilo Peçanha, Arthur Bernardes, Washington Luis, Júlio Prestes, Getúlio Vargas, Eurico Gaspar Dutra, Eduardo Gomes, Juarez Távora, Juscelino Kubitscheck, Adhemar de Barros, Hugo Borghi, Lucas Nogueira Garcez, Jânio Quadros, Carlos Lacerda, Carvalho Pinto, João Goulart, Coutinho Nogueira, Teixeira Lott, Franco Montoro, Brizola, Maluf, Collor, Lula, Fernando Henrique, são alguns dos políticos em cujas campanhas foram produzidos jingles interessantes que serão apresentados nos respectivos programas. 

Claro que o tempo de vigência da malfadada Lei Falcão também está incluído nesse exaustivo trabalho em função das pérolas produzidas naquele período, assim como trechos de vários debates e de comícios históricos. 

Alinhavando as gravações, um texto descritivo com muitas histórias que as gerações mais jovens precisam conhecer e os mais antigos vão curtir com muita saudade, estou certo. Caixinha do Adhemar e Varre-Varre Vassourinha? Claro, estão no repertório.

EM PAUTA – Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Jingles – I de uma Série. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, depois do futebol noturno, com reprise amanhã, às 5h. E na internet em bandeirantes.com.br.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 31 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7158

Manchete – Poupança bate recorde e vai a 29,9%

Movimento Sindical – Acostumada às convocações de empresas em caso de paralisação, a Polícia Militar agiu a pedido dos grevistas da Wheaton, de São Bernardo, para que todos entrassem na fábrica, parada há 19 dias.

Memória da Polícia – O secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Antonio Fleury Filho, inaugurou o novo arquivo de prontuários civis e criminais no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton, no Centro velho de São Paulo.

O arquivo contém informações de mais de 25 milhões de pessoas e é considerado o maior do mundo.

Cultura & Lazer – Começa no Teatro Conchita de Moraes o 9º Festival de Teatro Amador de Santo André.

Em 31 de agosto de...

1924 – O fotógrafo Mario dos Santos Simões, um dos fundadores do Câmera Clube de Santo André, nasce em Paranapiacaba.

1939 - Francis Hime nasce no Rio de Janeiro. Cantor e compositor.

1969 – Espetáculo pirotécnico na Praça Lauro Gomes marca o encerramento das comemorações de aniversário de São Bernardo.

Clube de Campo do ABC promove o Baile da Saudade, com Francisco Petrônio, Os Seresteiros e o Clube da Saudade da Lapa.

1984 – Zé Geraldo lança o seu quinto LP, Sol Girassol, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Hoje

- Dia Nacional do Nutricionista

- Dia Nacional do Outdoor

Santos do dia

- Raimundo Nonato (Portell, Catalunha, Espanha, 1200 – Cardona, Espanha, 1240). Padre e libertador de escravos cristãos. 

Sua mãe faleceu durante o trabalho de parto, antes que Raimundo nascesse. Por esta razão Raimundo foi chamado de “Nonato”, cujo significado é “não nascido de mãe viva”, isto é, ele foi retirado do corpo já sem vida de sua mãe. 

- Aristides

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 31 de agosto:

- Na Bahia, Bom Jesus da Lapa, Camacan e Guaratinga

- Em Minas Gerais, Campanário e Uberlândia, cujo padroeiro é um dos santos do dia, São Raimundo Nonato.

- No Ceará, Itapipoca

- Em Goiás, Trindade

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.