Setecidades Titulo Educação
Conferência regional
discute soluções
para creche e EJA

Desafios das prefeituras na área da Educação são debatidos no Cenforpe

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Grande ABC deu início, ontem, à 2ª Conferência Intermunicipal da Educação. Realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a discussão antecipa as etapas estadual e nacional do evento e tem como foco o debate de soluções regionais para problemas comuns entre as sete cidades, como a falta de vagas em creche e a necessidade de ampliar o atendimento na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Conforme explica a secretária de Educação de São Bernardo e presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino), Cleuza Repulho, com exceção de São Caetano, as demais cidades ainda precisam enfrentar o vilão do deficit de vagas para crianças com idade entre zero e 3 anos. Além disso, segundo ela, é preciso localizar a população analfabeta para incluí-la na escola. “Queremos melhorar os indicadores da região. Sabemos que pais com mais escolaridade incentivam seus filhos a permanecer na escola”, justifica.

Outro tema abordado na cerimônia de abertura, realizada no Cenforpe (Centro de Formação de Professores), foi o PNE (Plano Nacional da Educação). O documento, que tramita no Senado há quase um ano, estabelece 20 metas para a melhoria da educação. “A partir da aprovação do PNE, vamos poder observar a criação de planos estaduais e municipais da Educação, estratégias para avançar”, observa o coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas Fernandes.

De acordo com a coordenadora do GT (Grupo de Trabalho) Educação do Consórcio Intermunicipal, Ana Lúcia Sanches, a conferência sela etapas municipais já realizadas, onde foram discutidos problemas como qualidade, gestão democrática, condições de trabalho dos docentes, plano de carreira, gênero e equidade para os estudantes. “Vamos amarrar as
O evento terá continuidade hoje, entre 8h30 e 17h30, quando serão eleitos 120 delegados para participar da conferência estadual, que será realizada em setembro, além de debatidos sete eixos temáticos que norteiam o PNE.

IDH

A conferência intermunicipal acontece na mesma semana em que foi divulgado o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 2010 na comparação com 2000 e 1991. Na área da Educação, São Caetano foi a única cidade da região que apresentou pontuação considerada muito alta (0,8). Todas as demais ficaram enquadradas no patamar alto, entre 0,7 e 0,799. A pontuação varia entre zero e 1. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;