Cultura & Lazer Titulo Especial
Casa do Hip Hop
em clima de festa

Espaço cultural de Diadema celebra 15 anos
com atrações gratuitas neste fim de semana

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
26/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Considerada ponto de referência em todo o País, a Casa do Hip Hop Centro Cultural Canhema, em Diadema, está em festa. O espaço aproveita hoje, das 10h às 22h, e amanhã, das 10h às 18h, para disponibilizar ao público série de atrações gratuitas nas comemorações do seu aniversário de 15 anos, data a ser celebrada na terça-feira. Todos os elementos do universo do hip hop, casos do grafite, break e rap, estarão representados na programação montada.

As atividades do local começaram em 1999 e são montadas de maneiras coletiva por meio de parceria entre o Executivo do município e a comunidade do movimento. Um dos primeiros participantes foi o hoje produtor cultural Renato de Souza, um dos responsáveis pela coordenação das ações do projeto. “Estive na inauguração e fiz as primeiras oficinas. Não podemos perder a característica de colocar o hip hop em ação. Essa data comemorativa sempre serve para apresentar a casa para quem não conhece. É um momento que pode chamar a atenção daqueles que sempre ouviram falar do espaço e que querem identificar esse nosso universo”, diz Souza.

Entre as atrações gerais estão performances de DJs residentes, casos de Murphy Jay e Dipper, e alguns convidados, entre eles Katatau e Bonne Dee Gran Master 90. O grupo de grafite Art Urbana Crew fará exposição com alguns de seus desenhos. As telas assinadas pelos artistas de Diadema servirão como prêmio para os vencedores das batalhas de MCs, DJs e b-boys que irão ocorrer durante todo o fim de semana.

Natural da Zona Leste de São Paulo, o rapper Rincon Sapiência traz ao Grande ABC faixas presentes no novo EP SP Gueto BR, lançado em maio. É o caso de Profissão Perigo e Coisas de Brasil, parte do repertório de hoje, às 21h. “O Grande ABC tem tradição forte no meio e fico feliz em fazer essa viagem até Diadema”, brinca o cantor. “Esse novo trabalho tem muito a ver com a pegada de estar junto à comunidade, assim como ocorre com a casa. É uma oportunidade muito massa.”

Nos dois dias, a partir das 10h, o local irá receber o Encontro das Casas, na qual representantes de outros projetos do gênero no Estado e em outros pontos do Brasil, como Curitiba e Rio de Janeiro, irão trocar ideias. “Isso ocorre desde o ano passado com o objetivo de montar uma rede colaborativa. As casas estão produzindo, mas há dificuldade em fazer tudo circular. A rede viria para otimizar essa movimentação”, explica Renato de Souza.

Segundo o secretário de Cultura Gilberto Moura, o Giba, o centro cultural é um orgulho para a cidade. “Unificamos o pessoal da comunidade hip hop e o espaço se tornou um pólo agregador dentro do município. Por meio de suas ações, pulverizamos as oficinas para outros equipamentos culturais. Além de todo seu processo de sensibilização artística, tem o fator de inclusão social. Não podemos parar.”

A lista completa das atrações está no site da Prefeitura (www.diadema.sp.gov.br). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;