Internacional Titulo
Rússia facilita acordo de pagamento de gás para áreas rebeldes da Ucrânia
02/03/2015 | 19:04
Compartilhar notícia


O ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, afirmou nesta segunda-feira que a companhia de gás ucraniana Naftogaz não terá de fazer pagamentos adiantados pelo gás entregue às regiões controladas pelos rebeldes, no leste da Ucrânia.

Os últimos fornecimentos de gás da Gazprom, empresa russa, para as regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk serão "retirados da equação" do cálculo de pré-pagamentos da Naftogaz, declarou o ministro por meio de sua conta do Twitter. "Essa é uma questão de reconciliação separada e negociação separada", escreveu.

O ministro esteve em Bruxelas nesta segunda-feira para um encontro com o governo ucraniano, mediado pela União Europeia. A reunião ocorreu após reclamações da Naftogaz de que a Gazprom estaria fornecendo gás para as regiões controladas por rebeldes no leste da Ucrânia e reduzindo o abastecimento para o resto do país.

A Naftogaz afirma que a Gazprom viola o acordo de fornecer gás para ambos lados, o que a companhia russa nega. O acordo, assinado em meados do ano passado, afirmava que a Naftogaz deveria fazer um pré-pagamento para obter fornecimento da gás para a Ucrânia.

Em declaração, a Naftogaz diz que ambas empresas confirmaram que o pagamento somente será efetuado para entregas em locais que estão dentro do acordo já assinado. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;