Setecidades Titulo Parque Espacial
Árvore cresce em poste de energia em São Bernardo
Por Andressa Dantas
Especial para o Diário
04/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Em meio ao concreto da cidade, a natureza encontrou uma nova maneira de viver e fixou em cima de um poste uma pequena árvore de Ligustrum lucidum, mais conhecida como Alfeneiro do Japão. O fenômeno ocorreu na Rua Israel Pinheiro, no Parque Espacial, em São Bernardo.

De acordo com o professor do curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André José Luis Laporta, alguns tipos de plantas são oportunistas e utilizam material em decomposição para seu desenvolvimento.

"É curioso, mas às vezes uma semente foi levada por um pássaro e acabou caindo dentro de alguma fenda no poste. O local tem cimento, areia, bactérias e micro-organismos que transformam o cenário em um ambiente propício para o crescimento da planta, mas ela nunca chegará a ser uma grande árvore. Ela fica como um bonsai (miniaturas de árvores japonesas) e desenvolve-se de acordo com o espaço que tem disponível", explica Laporta.

O biólogo lembra que é comum a presença de vegetação herbácea em fios de energia e telhados. Os locais têm grande concentração de pássaros, o que facilita que sementes sejam espalhadas.

"Não é algo que vemos todos os dias, mas é possível notar a manifestação da natureza em meio a tantas construções e as aves são os grandes responsáveis por isso", destaca o professor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;