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Desafio de Redação muda
vida de jovens vencedores

Concurso promovido pelo Diário começa segunda;
bolsa ajuda estudantes da USCS a realizarem planos

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
18/08/2013 | 07:00
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Claudinei Plaza/DGABC


Começa amanhã a aplicação das provas da sétima edição do Desafio de Redação, concurso promovido pelo Diário desde 2007. Alunos de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires serão os primeiros a desenvolver um texto sobre o tema 2020: O que eu posso fazer para mudar o meu mundo? O prêmio principal para o jovem vencedor é uma bolsa de estudos de graduação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), correalizadora do evento.

O concurso já contribuiu para a mudança da vida de seis jovens da região, vencedores dos anos anteriores. Um dos casos é o da estudante Camila Jaroletto Teixeira Guedes, 22 anos, (foto acima) premiada com a melhor redação em 2008. Ao escrever sobre a amizade, a jovem não poderia imaginar que teria a oportunidade de cursar faculdade de Administração na USCS de forma gratuita. “Apesar de gostar de escrever, fiquei surpresa com o resultado”, lembra a moradora de Mauá.

Camila concluiu a faculdade no ano passado e já ingressou em um novo curso. Desta vez a jovem optou por Arquitetura. “Administração me deu uma base em planejamento, finanças e organização pessoal. Penso em abrir meu escritório de arquitetura futuramente”, planeja. Para ela, um dos principais benefícios que o concurso trouxe para sua vida foi a oportunidade de investir em outros tipos de conhecimentos durante a faculdade, como Design de Interiores.

A vencedora do Desafio de Redação em 2010, Karoline Gammarano, 20, explica que conquistar a bolsa de estudos significou auxílio aos pais no orçamento familiar. “Tirei um peso das costas dos meus pais, que teriam que se apertar para me ajudar a pagar a faculdade enquanto eu não conseguisse um emprego”, comenta.

A moradora de Ribeirão Pires está no 3º ano do curso de Rádio e TV e tem planos de aprimorar os conhecimentos com pós-graduação na área de Animação.Para a jovem Viviane dos Santos Cordeiro, 19 (foto acima), premiada em 2011 com texto sobre as profissões do pré-sal, indústria do petróleo e gás, vencer o concurso acelerou os planos de cursar o Ensino Superior. Vinda de família humilde de Rio Grande da Serra, a estudante do 2º ano de Administração, revela que só faria faculdade depois de começar a trabalhar. “Não acreditava que era possível, mas vi que a gente pode, sim, ser vencedor”, diz.

Viviane destaca aproveitar o tempo livre que ainda tem, antes de ingressar em um estágio, para fazer cursos profissionalizantes nas áreas da Administração. “Estou adorando o curso. Administração é uma faculdade que serve para a vida.” A última vencedora do Desafio de Redação, em 2012, foi a estudante Mayra Caroline dos Anjos, 17. Ao escrever sobre os efeitos negativos do álcool, a moradora de Diadema foi premiada com uma bolsa de estudos para o curso de Publicidade e Propaganda, iniciado neste segundo semestre. “Precisei ajustar os horários para conciliar o curso técnico de Turismo que já fazia”, explica.No caso de Mayra, o sonho de se formar no Ensino Superior também foi antecipado, já que ela teria de esperar uma fonte de renda para continuar os estudos. “Educação é fundamental e toda a dedicação vale a pena”, completa.

Expectativa é chegar perto de 1 milhão de textos produzidos- A expectativa dos organizadores do Desafio de Redação é de aproximar da marca de 1 milhão de textos produzidos pelos estudantes do Grande ABC. Nas seis primeiras edições, foram escritas 820 mil redações. Neste ano, o concurso ganhou mais um prêmio. Além da bolsa de estudos de graduação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), para a melhor redação produzida por aluno do 3º ano do Ensino Médio, a novidade é que serão sorteadas bolsas integrais de pós-graduação entre os professores dos estudantes que se destacarem, em todas as categorias.

A primeira triagem seleciona os 15 mil melhores textos produzidos dentro do tema proposto. Do segundo crivo em diante, a participação dos professores de todos os cursos da instituição complementa o trabalho de seleção dos textos. Alunos de gradução da USCS irão participar da primeira fase de correções dos textos produzidos para o Desafio de Redação. A ação será contabilizada como atividade complementar, que tem carga horária obrigatória variável, dependendo de cada área.

 

Prática é essencial para redação adequada - A máxima popular de que a prática leva à perfeição também vale na hora de elaborar uma redação. De acordo com a professora do curso de Pedagogia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e pós-doutora em Educação Ana Silvia Moço Aparício, além da leitura e do conhecimento de mundo, a reescrita dos textos é a chave para uma produção escrita adequada. Ana Silvia observa que grande parte das pessoas tem a informação equivocada de que a leitura é suficiente para uma boa escrita. “Claro que a leitura ajuda, já que amplia nosso repertório, mas o que contribui mesmo é praticar, reescrever e revisar o texto”, destaca a educadora da USCS.

Para aqueles que enfrentam dificuldades no momento de colocar as informações no papel, a especialista sugere um planejamento. Antes de começar a escrever, a dica é organizar as ideias, definir quem é o leitor do texto e qual é o objetivo da redação. A partir daí é possível fazer um rascunho ao elencar as ideias principais que serão defendidas. “O importante é conseguir ter ideias claras e saber se expressar”, orienta Ana Silvia. De acordo com a educadora, a escola tradicional geralmente se preocupa mais em cobrar ortografia e gramática do que a compreensão.

Segundo Ana Silvia, uma boa redação deve ter estrutura organizada, clareza de ideias, coerência de texto e coesão, além de ortografia e gramática de acordo com as normas da Língua Portuguesa.“A redação é essencial, não só na disciplina de Lingua Portuguesa. Esse exercício é fundamental para a construção do conhecimento”, ressalta a especialista. A partir da prática da escrita, a tendência é que as pessoas descubram um jeito próprio de escrever, o que pode ser chamado de autoria. “O produtor de textos maduro é aquele que consegue imprimir sua marca na produção escrita”, ressalta.




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