Economia Titulo Mercado de trabalho
Idoso pode levar vantagem na disputa por vaga com mais jovens

Empresas consideram que pessoas com idade mais avançada têm mais serenidade e maturidade

Por Pedro Souza
do Diário do Grande ABC
10/08/2013 | 07:06
Compartilhar notícia
André Henriques/27.06.2013/DGABC


O mercado de trabalho está em mudança. Os jovens ainda são os mais demandados. Mas as vagas para os mais velhos estão surgindo. Principalmente para aqueles que encerraram a carreira profissional depois de muitos anos em uma mesma função. E quando uma oportunidade surgir, os aposentados e idosos devem estar preparados para o processo seletivo. Principalmente para a entrevista.

Mesmo que a vaga de emprego seja para um profissional muito qualificado, ou pouco, o importante é entender que uma empresa, provavelmente, chamará um interessado após analisar o seu currículo. Isso significa que a idade não terá influência na escolha. As companhias estão interessadas em funcionários que se alinhem com os seus perfis. Caso contrário, já são excluídos da lista na análise curricular.

“Muitas vezes uma empresa está buscando a serenidade e a maturidade dos mais experientes. Isso é uma característica que os demais candidatos jovens dificilmente vão oferecer”, disse o coordenador do curso de gestão de recursos humanos da Universidade Metodista de São Paulo, Rafael Chiuzi.

A professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie especialista em gestão de carreiras, coaching, desenvolvimento humano e diretora da Mbianchini Consult, Margareth Bianchini, destacou que na hora da entrevista, o principal cuidado que o candidato da terceira idade deve tomar é não se intimidar com a idade dos outros participantes.

PASSO A PASSO - Além de compreender a concorrência, outro ponto muito importante é não se fazer de vítima na hora da entrevista. Contar ao entrevistador sobre problemas particulares será como pedir para não ganhar a vaga. “Muitas vezes você tem um pai de família e a mãe não trabalha. Colocar essa situação para ser vítima com certeza não garantirá a sua entrada na empresa. Se entrar, será por piedade, o que pode não ser bom para o próprio profissional mais para frente”, explicou Margareth.

O candidato da terceira idade deve também mostrar a possibilidade de ter grande comprometimento com a organização e destacar que pode agregar valor.

Para isso, é muito importante buscar conhecimento sobre a empresa que abriu a vaga e, até mesmo, o mercado em que ela atua. “Hoje, com a internet, é muito fácil conseguir essas informações”, pontuou Margareth. “Por fim, seja você mesmo”, acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;