Fechar
Publicidade

Sábado, 18 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

dmais@dgabc.com.br | 4435-8396

Fuja do efeito sanfona

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC

04/08/2013 | 07:00


Certamente você conhece alguém que passa por isso ou sente na própria pele o que é o efeito sanfona. Trata-se da capacidade de emagrecer e voltar a engordar várias vezes durante a vida. Por mais que a pessoa tente, ela não consegue manter o peso.

“Cada organismo tem características próprias. Há os magros e os obesos. Quando o gordinho emagrece ele é considerado obeso reduzido, e vice-versa, ou seja, precisa sempre se cuidar”, explica o médico nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho, diretor da Sociedade Brasileira de Nutrologia.

As células de gordura são formadas desde a infância e quando rola exagero na comida, elas incham, se dividem e aumentam. A má notícia é que não desaparecem quando a gente emagrece, só murcham.

Além disso, o corpo estranha quando acontece um emagrecimento muito rápido. “O cérebro interpreta a eliminação de peso como agressão e passa a queimar cada vez menos calorias, para se preservar”, diz o nutrólogo. É quando fica difícil emagrecer mais e a pessoa desiste de continuar a dieta.

Portanto, não há outro jeito de manter o peso saudável a não ser ter muita paciência e combinar rotina de exercícios com boa alimentação. “Emagrecer é matemático. É preciso gastar mais calorias do que se consome, para sempre”, enfatiza.

O primeiro passo para alcançar a meta é fazer check up completo e ter acompanhamento de vários especialistas, como nutrólogo, psicólogo. Ás vezes, cuidar da mente é a chave para conseguir o incentivo inicial, inclusive.

“A avaliação, clínica, metabólica e hormonal é essencial. Também é importante saber o histórico familiar e receitar dieta que combine com o estilo de vida da pessoa. Só assim ela vai conseguir mantê-la sem tanto sacrifício e por mais tempo”, conclui.

O peso abaixa, as estrias ficam

Um das grandes consequências do efeito sanfona são as estrias. Com a oscilação de peso, as fibras de colágeno e elastina da camada intermediária da pele se rompem e acabam ficando evidentes, aparecendo as marcas indesejadas. As fibras rompidas são inundadas de sangue, formando uma lesão que deixa minicicatrizes avermelhadas que, com o tempo, vão ficando esbranquiçadas.

As vermelhas podem ser eliminadas com o uso de cremes, óleos e tratamentos, como dermoabrasão, subcisão, peeling, carboxiterapia, entre outros, realizados por dermatologista. Já as estrias brancas são consideradas antigas e difíceis de desaparecer.

As marcas são mais comuns nas coxas, bumbum, região lombar e abdome. Nas meninas atingem também as mamas; nos garotos podem aparecer estrias horizontais nas costas na fase do estirão. A melhor maneira de evitá-las é manter a pele bem hidratada.

Dicas

> Desconfie de dietas milagrosas e radicais. É impossível seguir o esquema para o resto da vida

> Acostume-se a comer de três em três horas. É essencial não sentir fome em momento algum.

> Alimente-se sem pressa. Mastigue bastante antes de engolir.

> Beba muita água, o dia todo. Ajuda a hidratar, limpar as impurezas e dá sensação de saciedade.

> Não precisa cortar guloseimas, mas coma em pequena quantidade.

> Escolha um exercício físico que o anime e nunca mais o deixe de lado.

Celebridades também sofrem

CHRISTINA AGUILERA – Desde novembro, quando apareceu bem gordinha, a cantora começou a se exercitar com personal trainer e a comer direito. Ela disse que a principal razão que a fez emagrecer foi ter dado, finalmente, uma pausa no trabalho.

JENNIFER HUDSON – Após ter sido criticada publicamente por seu peso, a cantora começou a fazer a dieta dos pontos. Virou até garota-propangada do Vigilantes do Peso. Ela jura que come de tudo um pouco e sabe que se parar de se cuidar, volta a engordar.

MARIAH CAREY – A cantora voltou a engordar em 2003 e chegou ao auge quando engravidou de gêmeos. Depois de dar à luz, começou a emagrecer os 30 kg que ganhou. Mariah declarou que chegou a pensar que nunca mais conseguiria ser a mesma. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados