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Proprietários ignoram recall
Nilton Valentim
19/01/2018 | 07:53
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Andréa Iseki/Arquivo DGABC


As chamadas das montadoras para reparos ou substituição de itens com possibilidade real de defeito, os chamados racalls, são ignoradas pela maioria dos donos de automóveis. E isso se deve a série de falhas, inclusive na comunicação entre as empresas e os proprietários.
Em abril de 2017, a Toyota convocou para reparo de air bag, que oferecia até risco de morte. O comunicado atingia 223 mil veículos, entretanto, apenas 6.464 foram às concessionárias em dois meses da ação. E esse não é um caso isolado, na maioria dos chamamentos a adesão costuma ser baixa.

“A comunicação do recall é limitada. Normalmente é divulgada em apenas um dia em poucos veículos de comunicação”, reclama Rodolfo Rizzotto, coordenador do projeto S.O.S. Estradas. Além disso, as montadoras também não costumam divulgar os dados de quem passou pelo procedimento.
Hoje, pelo menos dois recalls estão em andamento. A Fiat chama os proprietários de Pálio, Grand Siena e Uno, fabricados entre 2010 e 2012, para reparo no air bag. A Mercedes detectou problemas nos cintos de segurança dos modelos Classe E 250 Avantgarde e Mercedes-AMG E 43 4Matic.
Atender ao recall é questão de segurança, por isso os motoristas devem estar atentos. A dica é não esperar pelos avisos na mídia. E, sempre que tiver alguma dúvida, entrar em contato com a fabricante, ligando para a sua central de atendimento ou acessando o site. As montadoras costumam ter em suas páginas canais específicos com as convocações.

O consumidor também pode consultar todos os veículos que já foram convocados para recall, acessando o site: www.denatran.serpro.gov.br em ‘consulta recall’. Insira o número do chassi do carro e digite o código de verificação que aparecer.

Outra opção é pesquisar no endereço eletrônico do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça. Lá, é mantido um sistema de monitoramento on-line de recalls (de diversos tipos de produtos), disponível em www.mj.gov.br/recall.

A ferramenta inclui comunicados desde o ano 2000. Para ter mais detalhes, informe o modelo do veículo e o nome do fabricante ou utilize o filtro com as categorias de produtos. O consumidor encontrará uma lista com comunicados e, em cada um deles, constam informações como os chassis dos carros com defeito, as descrições dos problemas, os riscos que essas falhas oferecem e os consertos que devem ser feitos.
(com Agências) 




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