Cultura & Lazer Titulo
A memória viva da Guerra Civil na Espanha
24/04/2017 | 08:15
Compartilhar notícia


Quarta-feira, dia 26, completam-se 80 anos do bombardeio nazifascista à cidade basca de Guernica. O que resta da consciência ética mundial terá ocasião de meditar sobre as atrocidades da guerra e a indiferença de determinadas ideologias, ainda em voga, em relação à vida humana. No Exílio: um Filme de Família, de Juan Francisco Urrusti (México), traz ecos desse massacre, o primeiro em que a população civil serviu como alvo direto de um ataque aéreo. Guernica foi usada como laboratório pelas forças de Itália e Alemanha e significou o apoio incondicional dos dois países ao então rebelde Francisco Franco, que havia se levantado contra a República.

Embora as imagens de Guernica sejam talvez as mais chocantes, o filme trata da Guerra Civil Espanhola em seu todo. O mexicano Urrusti resgata a memória da família, que veio exilada da Espanha no rescaldo da vitória de Franco. Os quatro avós, uma tia e seus pais embarcaram num navio de carga, o Sinaia, depois de uma fuga aventuresca da Espanha para a França, cruzando os Pirineus. Conseguiram, por fim, embarcar em Sète, rumo ao México, talvez o país mais acolhedor a refugiados de todo o mundo.

Ao longo de anos, o diretor gravou depoimentos dos parentes, já idosos, e usa as falas junto a cenas de arquivo mostrando a guerra, a morte, o sofrimento do povo, a arrogância fascista. São imagens impressionantes, inclusive as do bombardeio de Guernica. Filme feito "com o coração", como disse o diretor, presente à sessão no Reserva Cultural, mas também com senso histórico e profundidade.

Em princípio, o doc faz parte da tendência atual de pesquisa dos diretores sobre si mesmos e suas raízes familiares. No entanto, a própria natureza do material o empurra a outra dimensão, tirando-o da mera subjetividade e da esfera familiar, já que seus personagens foram participantes de grande narrativa histórica. A Guerra Civil Espanhola foi divisor de águas da humanidade. Em favor da República lutaram não apenas democratas espanhóis, mas voluntários de muitos países nas Brigadas Internacionais. Brasil inclusive.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;