Economia Titulo Petróleo
Petrobras inicia exploração abaixo da camada de sal
06/08/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A Petrobras deve iniciar na próxima semana a produção do primeiro poço abaixo da camada de sal no País, no campo de Jubarte, no Norte da Bacia de Campos.

O primeiro óleo do pré-sal está previsto para o próximo dia 12, segundo fontes envolvidas no projeto, e será extraído pela plataforma P-34, já instalada no campo.

No início de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar a embarcação, em cerimônia para comemorar o feito.

Jubarte está em produção desde o final de 2002, mas pesquisas recentes feitas pela Petrobras encontraram uma jazida de petróleo de boa qualidade abaixo da
camada de sal.

Para agilizar a produção, a companhia decidiu conectar o poço descobridor à P-34, que passou por adaptações para receber óleo leve - o petróleo que está acima do sal em Jubarte é do tipo pesado. Esse tipo tem menor valor comercial por produzir menos combustíveis considerados nobres, como diesel e querosene de aviação.

TESTE - A adaptação da plataforma, que está em Jubarte desde 2006, já foi concluída e a conexão do poço deve ocorrer nos próximos dias. O início da produção no pré-sal na região vai ajudar a Petrobras a entender o funcionamento dos reservatórios, em um teste para o desenvolvimento dos campos gigantes descobertos na Bacia de Santos - como Tupi, que tem reservas estimadas em até 8 bilhões de barris.

A P-34 tem capacidade para produzir 60 mil barris de petróleo por dia, mas o poço do pré-sal deve extrair entre 10 mil e 15 mil barris por dia.

O projeto de desenvolvimento de Jubarte prevê ainda a instalação de uma segunda plataforma, a P-57, com capacidade para 180 mil barris por dia. A unidade, já em fase de licitações, deve iniciar as operações em 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;