Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
E o Grande ABC ganha uma piscina olímpica

Há 60 anos, uma obra a encher de justo orgulho os esportistas de Santo André, ao lado do também grandioso Ginásio Pedro Dell’Antonia. Os feitos dos esportistas de 1959 mereceriam placas comemorativas nos dois equipamentos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Quinta-feira, 22 de outubro de 1959: realizadas as primeiras provas oficiais na piscina olímpica construída pela Prefeitura no Complexo Pedro Dell’Antonia, como parte da edição XXIV dos Jogos Abertos do Interior, os primeiros disputados na região. 

Dois destaques:

1º – Moacyr Rebelo, de Santos, foi o primeiro a vencer uma prova ali disputada.

2º – O nadador Abílio Couto assistiu às provas. Ele foi o primeiro brasileiro a atravessar o Canal da Mancha, em 1958, um ano antes dos JAI em Santo André, quebrando duas vezes o recorde mundial.

A cidade de Santos venceu as provas classificatórias de natação no masculino; Rio Claro, no feminino.

REGISTROS HISTÓRICOS

Na prestação de contas do seu governo (1956 a 1959), o prefeito Pedro Dell’Antonia focaliza a piscina olímpica construída, assinalando:

1 – A piscina tem um tanque de 50 x 25 metros. Na cabeceira da esquerda foi construída a torre dos saltos, contando duas plataformas de 10 e 5 metros e dois trampolins.

2 – Duas são as profundidades do tanque: na cabeceira da torre de saltos a profundidade é de 5 metros em toda a sua largura e até 12 metros do seu comprimento, onde é iniciada uma suave rampa, até atingir a profundidade de 1,80 m, profundidade esta que é conservada até a cabeceira oposta.</CS>

3 – O tanque, com iluminação aérea e submarina, possibilita atividades desportivas e sociais à noite.

4 – Há equipamento com entrada de linhas para microfone local, telefone e força para as estações de rádio.

5 – Capacidade nas arquibancadas populares: 1.000 pessoas.

6 – Na margem oposta são reservadas arquibancadas armadas para os nadadores e espaço para os juízes.

7 – Estação de tratamento garante a qualidade da água.

Heróis pracinhas

(Sobre a homenagem prestada pelo Exército aos 98 anos de Miguel Garofalo, dia 12 de outubro)

Conheci vários combatentes, eles levaram para os campos de batalha o respeito ao ser humano, gesto seguido até hoje por nossas Forças Armadas em terras estrangeiras e em reconhecimento ao seu povo brasileiro.

João Fernando Flaquer Musa, memorialista

Os pracinhas brasileiros na Itália se comportaram como verdadeiros heróis, combatendo os alemães e protegendo as pessoas. São lembrados lá até hoje. Em minhas orações peço sempre pelos heróis da Força Expedicionária Brasileira.

Geraldo Nunes, jornalista

Depois da guerra, por volta de 1948, Miguel Garofalo, ídolo dos andreenses, foi também nosso instrutor no corpo de escoteiros de Santo André. Uma amizade que perdura até hoje.

Humberto Moura, memorialista

Diário há 30 anos

Domingo, 22 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7203 

Manchete – Eleições presidenciais: Lula passa Collor; Maluf é o segundo, conforme pesquisa de intenção de votos feita pelo Diário na região 

Santo André – Prefeitura inaugura o novo velório da Vila Assunção.

Hoje

- Dia Internacional do Radioamador

- Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Santos do dia

ABÉRCIO. Bispo. Faleceu na antiga Hierápolis, na Turquia, no ano 167. Em inscrição tumular, Santo Abércio oferece informações sobre a prática litúrgica da Igreja primitiva, do batismo à eucaristia, e do primado do bispo de Roma

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 22 de outubro:

- Em São Paulo, Mogi Mirim. Em 1769 a Freguesia de São José de Mogi Mirim foi elevada a vila (município), separando-se de Jundiaí.

- Em Rondônia, Alta Floresta d’Oeste

- No Rio Grande do Norte, Areia Branca e São Francisco do Oeste

- No Rio Grande do Sul, Balneário Pinhal e outros 18 municípios, entre os quais Chuí.

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.