Memória Titulo
Localizamos a Siciliano em São Bernardo
Por Ademir Medici
14/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A descoberta desta foto permite focalizar, pela terceira vez, novas passagens sobre a história da Siciliano. Como disse nosso interlocutor Oswaldo Siciliano, a rede de livrarias teve sua base nas lojas de Santo André (duas) e nesta de São Bernardo.

De 1990 para cá, quando a foto foi batida, muita coisa mudou, mas o cenário retratado permanece o mesmo, à exceção da árvore, que foi cortada: o prédio do Noroeste, primeira agência bancária de São Bernardo, é ocupado pelo Santander; e o endereço da Siciliano, em frente, preserva as características, servindo a outro ramo comercial.

Concluímos a transcrição da entrevista gravada com o Sr. Oswaldo Siciliano, e anotamos pelo menos mais cinco itens.

 

 

A RÉGUA

A Siciliano fazia 100 mil réguas anualmente com os endereços das suas livrarias, sempre no início das aulas, com distribuição entre os clientes.

 

A EDITORA

Nossa editora teve quatro selos editoriais, voltados à literatura, ao mundo infantil (Caramelo), à informática. Editávamos 25 títulos por mês, alguns com tardes de autógrafos, a maioria simplesmente posta nas lojas.

 

AUTORES

Editamos a obra Raquel de Queiroz e de autores como Roberto Drummond e o físico Stephen Hawking (O Universo Numa Casca de Noz).

 

A VENDA

Vendemos a rede à Saraiva, em 2008, que era a maior editora de livros do Brasil e tinha 29 livrarias. A Saraiva pretendia expandir; e nós pretendíamos vender, porque prevíamos a atual situação do livro no Brasil.

 

O FUTURO

O livro impresso irá sobreviver no mínimo mais 50 anos. Os livros de grande valor histórico e artístico jamais morrerão. Livros que retratam museus, capelas históricas etc, têm a impressão, hoje, tão maravilhosa que chegam ao nível de excelência. Às vezes são mais bonitos que as obras originais.

 

E a capela foi reaberta

Texto: Avenir Govato

 

Foi uma festa e tanto a reabertura da Capela Santo Antonio, do bairro dos Casa, em São Bernardo, sábado à noite, com muita gente e autoridades do município, entre as quais o prefeito Orlando Morando.

A missa foi celebrada pelo bispo diocesano, dom Pedro Carlos Cipollini, com a participação dos padres Antonio Fernandes, Jose Aguirre e Paulo Afonso. A liturgia contou com o acompanhamento musical de músicos e cantores, entre os quais Cleiton e Rosangela.

A presença dos fiéis foi grande. A capela permaneceu lotada. Na matriz de São Benedito foi colocado um telão e também ficou lotada.

Uma placa foi descerrada, perpetuando a data de reabertura da capela dos Casa.

 

 

 

Diário há 30 anos
Sábado, 14 de março de 1987 – ano 29, edição 6390

Manchete – Sayad (João, ministro do Planejamento) nega novo choque econômico

Grande ABC – Andar pelas calçadas está muito difícil.

Petróleo – Tropas deixam refinarias após pedido da Petrobrás.

 

Em 14 de março de...

1917 – O advogado Spencer Vampré, do Banco Comercial Franco-Brasileiro, publica relatório dos síndicos da falência da Cia. São Bernardo Fabril, do Distrito de Santo André, demonstrando que a companhia já se encontrava em más condições financeiras desde 1914.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os Estados Unidos notificam o Brasil sobre o armamento dos navios mercantes.

 

Hoje

Dia das Sociedades Amigos de Bairro do Estado de São Paulo

Dia Nacional da Poesia. Lembra o nascimento do poeta Castro Alves, ocorrido em Muritiba (Bahia), em 14 de março de 1847

Dia do Vendedor de Livros

Dia Mundial da Luta contra as Barragens e em Defesa dos Rios, a Água e a Vida.

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Batatais. Criado pela lei provincial de 14 de março de 1839, quando se separa de Franca.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 14 de março:

No Ceará, Arneiroz e Mulungu.

No Maranhão, Bom Jardim e Santa Inês.

Em Santa Catarina, Dionísio Cerqueira e Rodeio.

Na Bahia, Governador Mangabeira.

No Paraná, Grandes Rios.

No Pará, Santarém Novo.

Fonte: IBGE

 

Santos do Dia

Matilde. Viveu entre os anos 895 e 968. Foi casada com o rei da Germânia, na Alemanha. Considerada benemérita.

Eutíquio

Afrodísio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;