Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Os 50 anos do Estádio Bruno Daniel

Em 14 de dezembro de 1969 era inaugurado o Estádio Municipal de Santo André, o hoje conhecido nacionalmente Bruno Daniel, a nossa arena

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Naquele domingo, cinco gols foram registrados no novo estádio: a goleada do Palmeiras no jogo de fundo em cima do Santo André FC, hoje EC: 4 a 0; e a vitória da SE Humaitá sobre o Vila Bela, na preliminar: 1 a 0, gol de João Carlos, a quem deve ser atribuído o primeiro gol marcado no hoje Bruno Daniel.

Esta história o Diário já contou, em várias oportunidades. Nesta data redonda do cinquentenário, tão bem lembrada por um dos protagonistas de 1969, Francisco Lasso de La Vega Filho (às vezes Chicão, às vezes Chiquinho), vale a pena sistematizar as informações de uma jornada histórica para o futebol andreense, do Grande ABC e do País.

O GOL HISTÓRICO

(Em três momentos)

1 – João Carlos, piloto do ataque do Humaitá, conseguiu marcar, aos 11 minutos do primeiro período, o tento que dentro da história do Estádio Municipal ficará gravado como o primeiro dentro dessa praça de esportes. O gol que deu o triunfo ao Humaitá foi marcado na meta de fundo do próprio da municipalidade.

2 – Chicão, recebendo a bola no circulo central do campo, lançou Manoel José, que fintou duas vezes consecutivas a Dadinho, indo até a linha de fundo, onde cruzou para trás em direção à grande área. 

3 – João Carlos recebeu a bola, passou por dois zagueiros adversários e fulminou, de pé direito, no canto baixo direito da meta de Vitinho, de forma inapelável: Humaitá 1, Vila Bela O.

Fonte: DGABC, 16-12-1969.

PRELIMINAR

SE Humaitá 1, EC Vila Bela 0

Data: 14 de dezembro de 1969

Jogo: amistoso que inaugurou o Estádio Bruno Daniel.

Humaitá: Cláudio, Roberto, Mustafá, Gilberto e Didi; Chicão e Liminha; Zoinho, João Carlos, Cabeção e Manoel José.

Vila Bela: Vitinho, Dadinho, Babalu, Zé Maria (Zé Carlos) e Piefer; Vaci e Costinha; Titi, Bule, Zito (Paulão) e Domis.

Arbitragem: José Francisco Alves, auxiliado por João Ferreira Cavadinha e José Carlos Lopes.

Primeiro tempo: 1 a 0 para o Humaitá, gol assinalado por João Carlos aos 11 minutos.

PARTIDA PRINCIPAL

Santo André FC 0, SE Palmeiras 4

Data: 14 de dezembro de 1969

Jogo: amistoso.

Santo André: Clovis, Luizinho, Juba (Moacir), Cite e Shell (Alberto); Moacir (Mário) e Enir; Roney, Mário (Jandaia), Sapito (Marco Antonio) e Estefano.

Palmeiras: Chicão (Bernardino), Neves (Robertinho), Luiz Pereira Chevrolet, Giba e Dé (Nelson); Zé Carlos (Pedrinho) e Alfredo; Copeu (Cassiano), Cabralzinho (China), Wagner (Nei) e Marco Antonio (Pasternak).

Gols: no primeiro tempo, Wagner, aos 18 minutos; no segundo tempo: Wagner, aos 2 minutos; Nei, aos 32; e Pasternak, argentino, aos 43.

Arbitragem: Dulcídio Vanderlei Boschilla, auxiliado por João Izidio da Silva e Jurandir Vicente.

Renda: NCr$ 13.185.

Público: 3.034 pagantes.

Nota: O estádio estava literalmente tomado, o que equivale dizer que muitos penetras conseguiram adentrar graciosamente.

Fonte: Diário, 16-12-1969.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 14 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7248

Manchete – Eleições presidenciais, 2º turno: TV decide hoje sorte da eleição, no último debate entre Collor e Lula em rede nacional

Indústria – Mercedes-Benz prevê investimentos de US$ 500 milhões até 1994.

Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) empossa nova diretoria em Santo André: Hiroshi Hashimoto passa a presidência a João Paulo Amorim Pereira, da indústria Cortiris.

Informática – Hospital São Caetano começa a utilizar processador em cirurgias.

Em 14 de dezembro de...

1864 – O Paraguai declara guerra ao Brasil.

1889 – Assume a administração do Estado de São Paulo o Dr. Prudente José de Morais Ramos.

1904 – Godofredo de Cerqueira Leite é autorizado a inscrever-se para a escola de Piraporinha, em São Bernardo, hoje em Diadema, em concurso para provimento de vaga.

1910 – Lei 1.222-A cria o Distrito de Paz de Santo André, o quarto distrito criado na região, depois de São Bernardo, Ribeirão Pires e Paranapiacaba.

1914 – A família Poiani, do artista plástico Guido Poianas, chega ao Brasil.

 A I Guerra. Da manchete do Estadão: os alemães canhoneiam intermitentemente em vários pontos à frente dos aliados.

1919 – Circulava O Bordado Moderno de 1920, única revista mensal brasileira de bordados e trabalhos em roupas brancas.

1939 – A II Guerra. Do noticiário do Estadão: perseguido por vasos britânicos, o couraçado alemão ‘Admiral Von Scheer’ refugia-se no porto de Montevidéu.

1944 – Realizada em Santo André campanha contra os especuladores. Comerciantes são acusados de burlar os preços do tabelamento de produtos. 

Comissão de abastecimento convoca vários deles para averiguações. A polícia investiga as atividades dos presidentes dos sindicatos patronais de panificação e dos varejistas de gêneros alimentícios.

Constada a responsabilidade de funcionários municipais, implicados em irregularidades na distribuição de farelo.

1949 – Por iniciativa da Associação Beneficente

Bartira e de Odette Tavares Bellinghausen, é realizado, em São Bernardo, o Show Pró-Livros, voltado à formação da primeira biblioteca pública da cidade.

A biblioteca funcionou por vários anos na casa de dona Odette, até ganhar casa própria, como biblioteca oficial, em 1958.

Santos do Dia

Agnelo

Esperidião

Nimatullah Al Hardini

JOÃO DA CRUZ. Giovanni della Croce, em italiano (Espanha: 1542-1591). Colaborador de Santa Teresa de Ávila na fundação dos Carmelitas Descalços. Doutor da Igreja 

Hoje

Dia Nacional da Ópera

Municípios Brasileiros

Um total de 79 municípios celebra aniversários em 14 de dezembro, entre os quais Jundiaí, o nono mais antigo de São Paulo (1655) e Caieiras (1959).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.