Internacional Titulo
Milhares ficam presos em praia devido a incêndios na Austrália
Por Das Agências
03/01/2002 | 15:16
Compartilhar notícia


Milhares de australianos e turistas se preparavam para dormir ao ar livre nesta quinta-feira, em praias ou estacionamentos, pela segunda noite consecutiva, fugindo dos incêndios que estão arrasando boa parte do estado australiano de Nova Gales do Sul, no Leste do país.

O fogo, que atingiu na quarta-feira a localidade turística de Sussex Inlet, na costa sudeste australiana, espalhou-se em seguida por Bendalong e Berringer Lake, 10 Km mais ao sul, informou a porta-voz do Serviço de Incêndios Florestais de Shoalhaven June Webster.

Sete mil pessoas foram retiradas na quarta de Sussex Inlet, mas estão presas em uma praia, já que o fogo bloqueou os acessos ao local. Elas se preparavam para passar a segunda noite ao ar livre ou em barracas de campanha. Nesta quinta-feira, poucas pessoas foram autorizadas a visitar suas casas, sendo que 12 propriedades haviam sido destruídas.

Os turistas que estavam no Rustic Caravan Park, perto de Sussex Inlet, foram resgatados hoje de helicóptero. Os acessos aos povoados de Bendalong e Berringer Lake foram bloqueados, segundo Webster.

Outro porta-voz do serviço de combate a incêndios, John Winter, afirmou que a situação na região de Shoalhaven, nas Montanhas Azuis (a oeste de Sydney), é a mais perigosa do Leste australiano e "está fora de controle". Um foco desse incêndio avançava na direção de Jervis Bay, um popular ponto turístico quilômetros ao norte de Sussex Inlet. O fogo pode chegar na costa em questão de horas, motivo pelo qual a Armada australiana deixou preparado o navio "HMAS Creswell", para ser usado caso seja necessária uma retirada em massa da população.

Seguradores australianos calcularam que os prejuízos causados pelos incêndios no Leste do país desde o Natal chegam a US$ 36 milhões. Estima-se que o fogo tenha destruído 170 casas e 200 prédios, além de carros e embarcações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;