Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Economia
>
Economia
Empreender em casa
Por Cíntia Bortotto
26/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a chegada do fim do ano, para muitas pessoas surge a oportunidade de ganhar um dinheirinho extra. Há um efetivo aumento do consumo e a chegada do 13º salário ajuda bastante a fomentar as compras de fim de ano. Muitas pessoas que passaram o ano paradas também conseguem empregos sazonais. Tudo isso gera mais dinheiro em circulação e pode ser um mercado importante para empreender.

Segmentos como contact center, higiene e limpeza, bens de consumo, comércio em geral, varejo, materiais de construção são exemplos de segmentos que têm incremento de vendas no fim do ano. Mais pessoas trabalhando, mais consumo e, portanto, mais possibilidades para novos negócios acontecerem. Mas aí você me pergunta: quais áreas estão em alta para eu arriscar num novo negócio? Algo que pode ser ‘mote’ para as famosas lembrancinhas de fim de ano. Produtos relacionados à alimentação também são uma boa pedida.

Seja qual for seu empreendimento, faça um plano de negócios. Não invista todos os seus recursos inicialmente, até porque você precisará de capital de giro para o negócio acontecer. Por exemplo, se você decidiu vender chocolates finos, não gaste tudo o que tem para fazer o chocolate, embalar etc. Tenha um dinheiro extra para reinvestir no negócio para tudo o que lhe pedirem. Imagine que você pode ter um grande pedido e terá de comprar matéria-prima do chocolate, embalagem etc. Se tiver gastado tudo, não lhe sobrará para capital de giro.

Alguns pontos que você deve ter sempre em mente:

– Acompanhe tendências.

– Coloque seu negócio perto de seu público-alvo.

– Capriche no visual, independentemente do produto. Se for serviço, capriche no atendimento. O primeiro olhar ou o primeiro contato devem encantar.

– Economize no custo fixo e invista no que gera valor para o cliente.

– Encare as dificuldades como desafios.

– Se for empreender formalmente, não se esqueça de contratar a contabilidade para fazer tudo de forma legal e regular.

– Calcule o lucro no fim do período para não trabalhar ‘de graça’.

– Cuidado para não misturar vida pessoal e trabalho se for empreender em casa. Tenha um espaço separado e regras claras para a família.

– Cuide da imagem e da forma de comunicação com o mercado.

Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.