Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Atila na mão de ministros do Supremo

A defesa do prefeito afastado de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), ficou com pé atrás com a mais recente movimentação no STF

Raphael Rocha
05/09/2018 | 07:39
Compartilhar notícia


A defesa do prefeito afastado de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), ficou com pé atrás com a mais recente movimentação no STF (Supremo Tribunal Federal). Advogados do socialista esperavam os trâmites em instâncias inferiores para poder, no Supremo, pedir extensão de benefício concedido a Márcio Cabeça, então vice-prefeito de Mongaguá, também alvo na Operação Prato Feito. Cabeça chegou a receber liminar favorável do ministro Gilmar Mendes para retornar ao cargo – embora esse despacho tenha sido revisto dias depois. Entretanto, um dos habeas corpus protocolados pela defesa de Atila chegou a ser distribuído para o gabinete da ministra Rosa Weber, o que já foi contestado por advogados do socialista, que defendem a análise do caso novamente por Gilmar. A tendência é que o processo volte às mãos de Gilmar Mendes, como deseja os advogados do socialista.

Agendas
Hoje, a campanha presidencial do PT desembarcará no Grande ABC. Atual candidato a vice na chapa liderada pelo ex-presidente Lula, o ex-prefeito da Capital Fernando Haddad estará em diversas agendas com o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho, candidato do PT ao governo de São Paulo. Os dois estarão em frente à porta de montadoras da região e, à noite, terão evento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na apresentação do plano de governo de Marinho. Virtual vice da chapa – uma vez que Lula já foi impugnado pela Justiça Eleitoral –, Manuela D’Ávila (PCdoB) caminhará no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André, a partir das 10h30.

Lista negra
Duas figuras de Santo André aparecem na lista da Procuradoria Regional Eleitoral que apontam candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa. O ex-prefeito Aidan Ravin (Podemos) e o supersecretário no governo de João Avamileno (PT), Mário Maurici Moraes (PT), figuram no rol do Ministério Público.

Aplausos
Vereador de Mauá, Professor Betinho (DC) apresentou moção de aplausos ao prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), por emprestar viaturas para a GCM (Guarda Civil Municipal) mauaense, uma vez que a corporação ficou desassistida com o fim do contrato de locação dos veículos. A moção foi aprovada pela Casa.

Apoios
Depois de ver a irmã, Vanelli Damo (PRB), renunciar à candidatura a deputada federal neste ano, a ex-deputada Vanessa Damo (MDB), de Mauá, declarou em quem vai votar no pleito deste ano. A emedebista apoia as tentativas de reeleição de Beto Mansur (MDB), ex-prefeito de Santos, à Câmara Federal, e de Jorge Caruso (MDB), da Capital, à Assembleia Legislativa.

Votos em casa
Candidato a deputado federal, Geninho Zuliani (DEM), ex-prefeito de Olímpia, fez agenda em Mauá. O encontro aconteceu na casa do vereador Manoel Lopes (DEM), junto a aliados do parlamentar mauaense.

Grupo de trabalho
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC ainda não tem planos para criação de um GT (Grupo de Trabalho) específico sobre o tratamento de museus na região, embora haja críticas à atuação do governo federal no cuidado do patrimônio do País. O tema foi levantado na assembleia de ontem, após o Museu Nacional, do Rio de Janeiro, sofrer incêndio que destruiu 90% de seu acervo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.