Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Promessas para Diadema em 2020
Por Raphael Rocha
14/07/2018 | 07:47
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), tem se empenhado bastante para convencer o grupo que estava em torno da pré-campanha a deputado estadual de seu primo, o presidente da Câmara, Marcos Michels (PSB). A ideia é transferir todo mundo que estava com o socialista para o projeto do vice-prefeito Márcio da Farmácia (Podemos), pré-candidato à Assembleia Legislativa. Essa mudança vem causando rebuliço interno, porém, Lauro fez uma promessa arriscada: garantiu que, se todo mundo que caminhou com Marcos até aqui for com Márcio da Farmácia, o governo vai embarcar completamente no projeto de fazer Marcos Michels prefeito de Diadema em 2020. 

Alternativas

 Embora a tendência seja de mudança no comando da Secretaria de Educação de Santo André, hoje administrada por Dinah Zekcer (PTB), alternativa a essa troca é comentada nos bastidores da Pasta. A ideia seria tirar Márcia Godinho da função de diretora de ensinos Fundamental e Infantil. A outra etapa seria fazer da gestora da Sabina Escola Parque do Conhecimento, Érika Springmann, secretária adjunta da Educação, cargo vago desde que Cleide Bochixio aceitou convite para retornar ao governo do Estado. Assim, Dinah continuaria à frente da Secretaria de Educação, cuidando mais da parte política do departamento, enquanto Érika administraria o setor técnico.

Projeto de lei

 O governo do Estado de São Paulo sancionou lei de autoria do deputado estadual Luiz Turco (PT), de Santo André, que determina que mulheres tenham titularidade de posse ou propriedade de imóveis adquiridos por meio de programas habitacionais do Palácio dos Bandeirantes. O governador Márcio França (PSB), porém, vetou artigo que previa, em caso de separação, que o documento ficaria em posse exclusiva da mulher.

Exemplo

 Vereador de São Caetano, Chico Bento (PP) aproveitou o infeliz episódio de impedimento de uma mulher de amamentar seu bebê, por parte de funcionários da Suzantur, no Terminal Vila Luzita, em Santo André, para resgatar uma lei de sua autoria, que obriga a existência de facilidades ao aleitamento materno em todos os estabelecimentos situados em São Caetano. “Acho que pode servir de exemplo para outras cidades essa ideia que São Caetano aprovou”, disse.

Independência

 Pré-candidato a deputado federal pelo PDT em Mauá, José Carlos Orosco Júnior tem celebrado o que ele chama de “emancipação” dos grupos da família Damo e dos Jacomussi. “Sei que não sou conhecido do público por ter sido um homem dos bastidores da política, mas isso é algo que encaro como positivo. Porque sou a novidade na eleição, sem desconhecimento do funcionamento da política.”

Zerada

 Passado um mês e meio, a vaquinha virtual feita para ajudar a família do ex-vereador de Diadema Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), a pagar advogados segue sem contribuições – o Diário mostrou a estratégia de arrecadação em primeira mão. Maninho está preso em Tremembé, acusado de tentativa de homicídio com dolo eventual a um empresário em frente ao Instituto Lula. Outro fato estranho é diversas lideranças do petismo da cidade terem esquecido do caso.

Edital suspenso

 A presidência da Câmara de Santo André decidiu suspender, sem prazo de reabertura, a licitação para contratar empresa que instalaria catracas e sistema eletrônico de acesso às dependências do Legislativo. O presidente Almir Cicote (Avante) não informou os motivos, mas o cancelamento ocorre um dia depois de o MBL (Movimento Brasil Livre) protocolar ofício pedindo o encerramento do processo. A estimativa de custos estava na casa do R$ 1 milhão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.