Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Andrejuk na mira do governo de S.Caetano

Ainda repercute a votação do projeto de iniciativa popular na Câmara de São Caetano

Raphael Rocha
28/06/2018 | 07:02
Compartilhar notícia


Ainda repercute a votação do projeto de iniciativa popular na Câmara de São Caetano, principalmente a postura do vereador Ricardo Andrejuk (PSDB). Apesar de figurar na base de sustentação e até no mesmo partido do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), Andrejuk votou a favor do texto, que pedia a extinção do tributo. Foi voto derrotado, mas alegou que não poderia ir contra o povo. A partir de agora, porém, está na mira do Palácio da Cerâmica. A prova de que Andrejuk poderá enfrentar represálias foi declaração do líder do governo na Casa, Tite Campanella (PPS), logo após a votação. “Foi surpresa. Fiz encaminhamento pela rejeição. Cada um é livre e ele optou por votar contra a orientação da bancada. Porque a partir de momento que faz parte de um time, equipe, espera que as pessoas sejam solidárias. Na alegria e na tristeza.”

Panfletos
Esta coluna mostrou que circula panfleto de prestação de contas do vereador Julinho Fuzari (PPS), de São Bernardo, e, no verso do material, está estampada foto do popular-socialista ao lado de Nilson Bonome (PRB). Acontece que a peça publicitária prioritária de Julinho tem o deputado federal Roberto Freire (PPS) no destaque – esse folheto foi amplamente distribuído em São Bernardo no fim de semana. Freire virou uma das principais dobradas de Julinho, que é pré-candidato a deputado estadual, e é quem tem defendido o projeto do vereador de São Bernardo dentro do partido. Bonome, pré-candidato a deputado federal, também possui parceria eleitoral com Julinho, mas restrito a Santo André, onde ele concorreu à Prefeitura e foi secretário na gestão de Aidan Ravin (Podemos).

Palanque
Não faltou político durante a votação do projeto de iniciativa popular para extinguir a taxa do lixo em São Caetano. Ao menos cinco candidatos a prefeito da cidade nas últimas eleições foram acompanhar a sessão: Fabio Palacio (PSD), Márcio Della Bella (PT), Jayme Tortorello (PP), Fernando Turco (Psol) e Sara Jane Zanetti (Rede). Palacio, inclusive, ficou ao lado de fora, já que a GCM (Guarda Civil Municipal) limitou acesso às galerias do Legislativo.

Aceno
A votação do projeto de lei que altera pontos da taxa de lixo em Mauá, na terça-feira, chamou atenção por um fato: Gil Miranda (PRB), que havia proposto requerimento para anular a cobrança do tributo, votou pelas mudanças no imposto, contrariando o bloco que pede o fim da taxa. Nos corredores da Câmara, o comentário era que Gil deu sinalização para ser líder do governo da prefeita em exercício, Alaíde Damo (MDB), na Casa.

Companhia
Secretário de Habitação de Santo André, Fernando Marangoni (DEM) assistiu ao jogo entre Brasil e Sérvia, pela Copa do Mundo, ao lado do pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB), e do deputado federal Rodrigo Garcia (DEM), principal cotado para compor a chapa com o tucano na eleição deste ano.

Emendas
Pelo menos oito emendas foram apresentadas pelos vereadores de Diadema à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de Diadema, que entra em discussão hoje. Há sugestão de modificações dos vereadores Josa Queiroz (PT) e Paulo Bezerra (PV) na prévia do Orçamento do ano que vem, mas a tendência é que esse número aumente durante a sessão de hoje.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.