Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Os desafios da gestão pública
Do Diário do Grande ABC
21/05/2018 | 11:58
Compartilhar notícia


A busca pela excelência na gestão é o desafio de todo administrador sério e comprometido com os recursos públicos. Os novos tempos – de transparência e órgãos de controle – exigem também novas atitudes. Elencar prioridades, planejar ações e estratégias, implantar cronograma, definir orçamento, instituir metas e objetivos, monitorar resultados, ajustar as ações, concluir os projetos e programas, divulgar os serviços e atender às expectativas dos cidadãos não são desafios simples de enfrentar. Porém, superá-los é o que garante à população serviços de qualidade e, consequentemente, o reconhecimento de que os recursos arrecadados são aplicados de forma adequada, transparente e eficiente.

No entanto, é preciso lembrar que em todas as providências necessárias para contratar, implantar e executar qualquer serviço é necessário instruir processo administrativo, isto é, para que qualquer projeto ou programa aconteça, o mesmo será sempre precedido da gestão documental, a tão conhecida burocracia. Com os olhos no futuro e no legado necessário para fortalecer a instituição, em agosto de 2017 foi instituído em São Caetano GT (Grupo de Trabalho) para avaliar os métodos de gestão e processos administrativos – Portaria número 33.849. Nestes meses, esse GT veio trabalhando no mapeamento dos fluxos e gargalos dos trabalhos administrativos cotidianos, a fim de localizar as principais dificuldades dos servidores e consequentemente procurar evitar o chamado ‘retrabalho’, que consome muito tempo. Tempo que muitas vezes é escasso e fatal para atender às demandas da cidade.

Semana passada, parte desse trabalho foi encerrado, o POP (Procedimento Operacional Parametrizado), documento que cria o fluxo das contratações de serviços, obras e consumo no município, foi disponibilizado aos secretários para que todas as Pastas passem a produzir de forma uniforme todos os processos. O documento orienta desde a justificativa até a assinatura do contrato, quando a etapa de contratação se encerra, indica cada passo que o processo tem que seguir e em que ordem. O POP traz ainda série de orientações do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). Além disso, ficaram estabelecidos prazos máximos que os envolvidos terão para tramitar o processo, com isso pudemos estabelecer qual tempo é necessário para realizar contratação, informação crucial para o ‘planejar’.

O POP dará mais segurança ao administrador e aos servidores, pois segue todas as recomendações dos órgãos de fiscalização. Assim, evitando o retrabalho, também é possível ganhar mais agilidade e eficiência nos objetivos de atendimento aos cidadãos.

Marília Marton é secretária de Governo de São Caetano.

Palavra do leitor

Prato Feito

 Será que os senhores travestidos de autoridades públicas dormem tranquilos sabendo que tiram comida da boca de crianças, muitas vezes a única refeição do dia, por pura ganância? Neste crime estão envolvidos prefeitos, vereadores, secretários de governo etc. dos mais diversos partidos (bando de usurpadores do dinheiro público), que de partido político não têm nada. Somente na casa dos prefeitos de Mauá (Atila Jacomussi) e de Mongaguá (Artur Parada Prócida), foram apreendidos aproximadamente R$ 6 milhões desviados de recursos destinados à merenda escolar, dinheiro que daria para alimentar milhares e milhares de crianças por muitos anos. Esses criminosos estão espalhados por várias cidades e precisam ser identificados e condenados a devolver o que roubaram e permanecerem presos até o último dia, sem direito a diminuição da pena ou outras regalias por estarem lavando pratos ou lendo a Bíblia, conforme vemos com frequência. 

Mauri Fontes

Santo André

STF e Seleção

 A Seleção Brasileira, montada com jogadores escolhidos de acordo com os interesses de ricos, empresários e cartolagem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), visando novos contratos esportivos, como fizeram os ex-presidentes Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, não conseguiu empolgar os brasileiros, que continuam frios e desinteressados e até sem saber os nomes dos convocados, ao contrário do que acontece com os 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), alguns deles especialistas em defender os bandidos ricos que roubaram a nossa pátria e o povo brasileiro. Que diferença de 1970!

Benone Augusto de Paiva

Capital

Saúde

 A maneira como a pessoa é tratada quando necessita de atendimento de saúde mostra a triste realidade da administração pública de São Bernardo em zelar por este direito garantido constitucionalmente. Descaso, negligência e, principalmente, falta de respeito com os cidadãos são assuntos que merecem atenção, uma vez que nosso bem maior está em discussão. É dever proporcionar o mínimo de condição para que a população possa ter dignidade quando necessitar de cuidados. Todavia, o que ela encontra é verdadeira atrocidade no atendimento. As mais diversas barbáries suportam aqueles que precisam, não tendo outra escolha. Esperas que parecem intermináveis, uma vez que ali estão na maioria dos casos buscando a urgência no tratamento. Ainda, quando conseguem, são surpreendidos por falta de estruturas física e humana. Ausência de profissionais qualificados e capacitados, remédios e equipamentos insuficientes. Consultas marcadas somente para meses a sumir de vista, mesmo o paciente necessitando de socorro imediato. Quando falamos em saúde, não estamos apenas tratando do atendimento hospitalar médico ou de quando a pessoa precisa ir ao posto de saúde, centro especializado ou hospital. Saúde é bem mais que isso. As novas doenças que surgem com tamanha rapidez e poder de destruição. As drogas presentes na sociedade, sendo lícitas ou não, tabagismo, alcoolismo, tudo isso também faz parte e merece tutela da administração. Ou seja, inúmeras são as responsabilidades de quem tem o dever, a obrigação, de proteger a sociedade, a população. Ninguém suporta mais promessas e promessas.

Luizinho Fernandes

São Bernardo

Slogan 

 Mais um arquiteto da herança de maldades petistas, José Dirceu foi preso com expressiva pena de 30 anos, 9 meses e 10 dias, condenado por corrupção na Lava Jato. Na realidade, reincidente, porque também foi condenado e preso pelo Mensalão! Assim como petistas da cúpula do partido seguem presos, como seu líder máximo, o Lula! E outros investigados da sigla, como sua presidente, Gleisi Hoffmann, também poderão seguir pelo mesmo caminho, para atrás grades. O que fica explícito na trajetória montada por petistas liderados por Lula, desde a criação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), era formar um partido político, chegar e se perpetuar no poder da República, a fim de saquear a Nação! Não tem outra explicação! E com a quadrilha que introduziram nas nossas instituições, pelas regras da nossa Constituição, o destino só poderia ser este: o PT, do Grande ABC para a cadeia.

Paulo Panossian

São Carlos (SP)

Combustível

 Saúde financeira da Petrobras.Ora, e quem cuida da nossa saúde financeira, já que temos de absorver o consequente aumento em toda a cadeia produtiva? Alguns dirigentes de países se estranham, prevalece a ganância pelo lucro, aumenta o preço do petróleo internacional e nós pagamos a conta. É sempre importante lembrar que pagamos agências reguladoras para atuarem nos setores estratégicos no interesse nacional, para que não prevaleça o interesse econômico sobre o interesse do Estado e social. Há tentativa de justificação com os impostos incidentes, mas esses aumentos são reais, não consta aumento de impostos sobre os combustíveis ultimamente – propaganda enganosa. A ANP tem o dever de se pronunciar.

Evaristo de Carvalho Neto

Santo André

Risco

 Segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, corremos um enorme risco de que tenhamos na presidência do País nosso próprio Donald Trump. Refiro-me ao senhor Jair Bolsonaro. Que Deus nos ajude!

Maria Elisa Amaral

Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.