Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Os olhos de Braido à juventude de São Caetano
Ademir Medici
20/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Esse é o resumo da ópera. Claro que há muito mais. Perseguições na ditadura, prisão... Infelizmente não tenho fotos da época.”

Cf. Luiz Antonio Cicaroni, ao concluir o levantamento de passagens pessoais da sua vivência política em São Caetano, iniciada no movimento estudantil.

O dentista e advogado Luiz Antonio Cicaroni veio adolescente para São Caetano e participou ativamente na cidade do movimento estudantil. Foi diretor cultural e depois presidente do Centro Acadêmico.

Foi um período de grande agitação cultural e política. Trazíamos toda segunda-feira um espetáculo teatral profissional de São Paulo para apresentar-se aqui. Vinham pela bilheteria.

No Centro Acadêmico tínhamos um grupo de teatro. Nossas peças sempre tiveram um engajamento político e social.

Montamos, com bastante sucesso, A Revolução na América do Sul, de Augusto Boal; Hercules e o Estábulo de Augias, de Friedrich Durrenmatt; O Santo Inquérito, de Dias Gomes; A Ordem do Dia, de autoria do grupo.

Foram muitas peças. Não me lembro de todas.

Devido à atuação estudantil fui convidado pelo prefeito Walter Braido para ser seu chefe de gabinete. Isso na segunda administração dele (1973 a 1977). Braido queria uma aproximação com os estudantes.

NA PREFEITURA

Dr. Cicaroni voltou a ocupar a chefia do gabinete de Braido na terceira gestão (1983 a 1988). Era afável. Recebia com distinção a imprensa. Fonte confiável. Não negava informações. Mas, pessoalmente, não sabíamos que alguns poucos anos antes ele tivera uma atuação de tamanha envergadura política na fase inicial da ditadura militar, inclusive como ator e diretor teatral.

Pelos anos seguintes, Dr. Cicaroni ocupou outras funções na Prefeitura. Foi diretor administrativo no fim da gestão Antônio José Dall’Anese (1993 a 1996). Colabora diretamente com o prefeito José Auricchio Júnior desde a primeira administração. Hoje ocupa uma assessoria no gabinete e é o presidente municipal do Podemos.

Luiz Antonio Cicaroni

Nascimento: 17 de março, registrado dia 20.

Onde nasceu: Caetetuba, em Atibaia (São Paulo).

Escolaridade: em Atibaia, estudou na Escola Major Juvenal Alvim; em São Caetano, no Instituto de Ensino (ginasial e científico). Na USP, Odontologia e Direito.

Mulher: Maria Salete Ferreira Bento, falecida em 20-5-1994.

Filhos: Maria Augusta, casada com Nelson Gibeli, ambos médicos; Luiz Joaquim, casado com Helena Waisfel, ambos advogados; e Maria Fernanda, publicitária, casada com Tiago Bevilaqua professor.

Netos: Maria Carolina, Maria Clara, Felipe, Camila e Maria Júlia.

Nota – Cicaroni conta que Caetetuba, onde nasceu, era ainda um lugarejo de Atibaia, com estação ferroviária. Hoje é um dos bairros mais antigos da cidade. A distância da sede fez com que o seu registro de nascimento ocorresse três dias depois, num dia 20 de março como hoje. “As coisas eram mais demoradas para serem feitas”, narra ele.

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de março de 1988 – ano 30, edição 6706

Manchete – Governo baixa inflação para ampliar mandato do presidente Sarney por cinco anos

Grande ABC –  Recomeçar tudo, limpar as ruas, atender às famílias atingidas. Até as próximas enchentes.

Saúde – Febre amarela já matou cinco pessoas em 1988 no Grande ABC, de 11 casos registrados pelo Ministério da Saúde.


Em 20 de março de...

1918 – João Candelária Filho, diplomado pela Escola do Rio de Janeiro, anuncia que vai estabelecer-se com farmácia na Estação de São Caetano, hoje município autônomo.</CW>

A guerra. Do noticiário do Estadão: na França, reabertura do mercado de café no Havre.

1963 – John Herbert, Eva Wilma, Maria Schell, Petit Arneau e outros artistas são recepcionados pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz e participam de almoço no restaurante Binder, em São Bernardo. Beltran Asêncio documentou a recepção.

Santos do Dia

Martinho de Braga

Teodósio

Alexandra


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários, em 20 de março, 90 municípios, 79 dos quais novos municípios do Rio Grande do Sul, entre os quais Vitória das Missões.

Em São Paulo, Piquerobi. Elevado a município em 1949, quando se separa de Santo Anastácio.

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.