Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Como ser um bom líder
Vanessa Aguiar
Gerente de recrutamento da Robert Half
06/03/2018 | 07:23
Compartilhar notícia


1 – Qual é a diferente entre líder e chefe?

Líder é o profissional que inspira o time pelo exemplo, é o agente de transformação e se coloca à disposição para participar das atividades juntamente com seus colaboradores, caso sinta que haja necessidade. Já o chefe é aquele que distribui as atividades entre os integrantes da equipe, não está aberto para o diálogo e espera que os colaboradores tragam apenas resultados.


2 – Quais caminhos devo seguir para me tornar um líder?

Para atuar como líder, é preciso entender que mudanças são grandes oportunidades e que, para ser um agente de transformação, é necessário eleger valores elevados e priorizar resultados que reflitam positivamente tanto para a empresa quanto em cada integrante da equipe. Muitas pessoas acreditam que a liderança é uma característica nata, mas muitas vezes é algo que precisa ser praticado. Acreditar na capacidade de aprender e inspirar confiança são alguns passos que te colocarão na liderança.


3 – Quais características podem destruir um líder?

Liderar não é uma tarefa fácil. O líder é responsável por motivar a equipe, gerir conflitos e administrar o trabalho para que o desempenho do grupo ou da empresa seja positivo. Dessa forma, os principais motivos que dificultam a trajetória de um líder são: não adaptar a comunicação de acordo com as diferentes situações; estar desmotivado; não pensar na equipe; e apenas dar ordens. Essas são algumas características que indicam o despreparo de um líder e, consequentemente, podem acabar prejudicando os negócios.


4 – Por que alguns líderes têm dificuldade para lidar com os desafios de comandar uma equipe?

Muitos líderes ainda têm dificuldades de ouvir seus colaboradores, estabelecer diálogos produtivos e construir parcerias duradouras com o grupo. Isso acontece porque as empresas ainda estão em um processo de transição e assimilação de novas ideias. Ainda há organizações que estão repensando os conceitos de liderança, ou seja, fazendo com que os profissionais entendam que o líder deixou de ser apenas um cargo dentro da companhia e passou ter o papel de engajar todos ao seu redor para um trabalho onde a evolução seja sempre o objetivo da equipe.


5 – Ser mais velho significa que eu estou mais perto de me tornar um líder?

Não. Profissionais seniores já vivenciaram muitas situações e, de fato, têm mais bagagem e histórico profissional. No entanto, isso não é sinônimo de preparo para assumir alguns desafios, como a liderança, por exemplo. Mais do que ter vontade, é preciso ter ou desenvolver as habilidades citadas nas questões anteriores. A presença de jovens profissionais em cargos de liderança é uma realidade cada vez mais forte. Para os colaboradores mais experientes e maduros, que se veem na posição de serem liderados por profissionais de outras gerações, a dica é se manter aberto para aproveitar esse convívio, reciclar e trocar conhecimentos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.