Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Kit sobrevivência
Do Diário do Grande ABC
22/02/2018 | 10:12
Compartilhar notícia


O esgotamento dos atuais modelos político, social e econômico e o processo de desagregação que contamina o País exigem mais do que um plano de desenvolvimento: demandam mapa para a sobrevivência nacional. Mas nossos líderes parecem concentrados apenas na popularidade de candidatos para viabilizar sua eleição e não o que eles oferecem para impedir a desagregação. Item fundamental do mapa da sobrevivência nacional é a recuperação da credibilidade dos políticos e dos juízes, o que implica sobretudo na mudança de comportamento, com o fim de mordomias e do foro privilegiado, além da valorização do mérito na escolha dos ministros e auxiliares. Faz parte desse propósito o combate radical à corrupção.

Outro item é o enfrentamento da guerra civil, ou incivil, que o País sofre. O próximo presidente deve definir táticas para prender os bandidos do presente, e também a estratégia para encerrar a fábrica de criminalidade. 

Precisa cuidar da manutenção do edifício da assistência social, baseado em transferência de renda. Ao mesmo tempo, definir ações que permitam ao Brasil construir sistema econômico com alta produtividade e elevada empregabilidade. É dever ainda assumir o compromisso de responsabilidade fiscal e de não tomar decisões que abatam a eficiência do sistema econômico, lembrando que não há justiça social sem economia eficiente. 

O presidente dos próximos anos tem que definir o mapa para eliminar, em prazo previsível, a vergonha da dupla tragédia da persistência da pobreza social e da péssima distribuição da renda nacional.

O caminho para o Brasil adquirir economia com a necessária produtividade e a distribuição justa de seu produto vai exigir revolução na Educação de base. O mapa de sobrevivência deve criar medidas para construir sistema educacional onde filhos dos mais pobres disponham de Educação com a mesma qualidade de filhos dos ricos. 

Na primeira eleição direta, em 1989, o mapa visava apenas a construção da democracia. Candidatos sem qualquer expressão eleitoral deram contribuição ao debate que buscava novo futuro para o País. 

Roberto Freire, com pouco mais de 1% dos votos, inspirou a juventude brasileira; em 2006, disputando com grandes nomes e partidos, o PDT lançou candidato e passou mensagem maior do que os 2,5% dos votos que teve. Agora, mais do que nunca, o Brasil precisa de candidato que ofereça kit sobrevivência, mas os líderes políticos decidiram sucumbir à popularidade dos candidatos, mesmo sem planos nem mapas para a sobrevivência nacional.

Cristovam Buarque é senador pelo PPS-DF e professor emérito da UnB (Universidade de Brasília).

Palavra do leitor

Celta estorvando 

 Desço todos os dias a Avenida Moinho Fabrini, em São Bernardo, de manhã, sentido Piraporinha, em Diadema, e em frente a condomínio de apartamentos, na altura do número 380, fica todo dia um Celta prata estacionado, atrapalhando quem está descendo e quer entrar à direita. Há placa de ‘proibido estacionar’, mas ninguém obedece, pois nos fins de semana forma um corredor de carros estacionados. Solicito ao departamento de trânsito providências urgentes, porque esses veículos impedem a passagem e formam fila enorme. Deveria ser proibido estacionar em ambos os lados, pois essa avenida já não está suportando a quantidade de veículos que transitam no local. 

Keiko Sakata

 São Bernardo

Culpaldo, eu?

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nega seus supostos crimes com tanta veemência e convicção que até ele mesmo acaba acreditando e sai por aí falando que é o ser humano mais honesto sobre a face da Terra. Assim já é demais!

Gildete do Nascimento

 Capital

No Carla 

 Como cidadão de Santo André, vejo com tristeza e vergonha a situação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Carla, na qual destruíram e roubaram tudo (Setecidades, dia 16). Cadê a GCM (Guarda Civil Municipal)? Estava fazendo o quê? Senhor comandante da corporação, se não tem capacidade de conduzir o que lhe foi confiado, dê o lugar a quem tem autoridade e sabe fazer a ‘casa funcionar’. Prefeito, está na hora de cobrar da GCM a indenização por tal erro, custe o que custar. Quem não gostar, caia fora! Tem muito guarda-civil digno, de respeito e admiração, mas também tem muito parasita. É vergonha isso acontecer em cidade de grande porte como Santo André. Será que teremos de trazer o Exército brasileiro aqui também para pôr respeito em nossa cidade? Prefeito Paulo Serra, tenho certeza que saberá cobrar com rigor essa falha na área da Segurança municipal, que ora não se justifica.

Edson Campelo

 Santo André

Muy amigo

 O presidente da Câmara, senhor Rodrigo Maia, disse que o ‘plano B de Michel Temer é café velho e frio’. Cá entre nós, com aliados assim é melhor nem tê-los, não é mesmo?

José marques

 Capítal

Gravíssimo

 O STF (Supremo Tribunal Federal) estará criando precedente gravíssimo se mantiver a decisão que tomou na terça-feira, no sentido de que mulheres grávidas e mães de crianças até 12 anos e que estejam em prisão provisória terão o direito de deixar a cadeia e ficar em prisão domiciliar (Setecidades, ontem). Pior que isso só a intervenção no Rio de Janeiro. Quem viver, verá!

Maria Elisa Amaral

 Capital

Resposta 

 Em atenção à reclamação do leitor Gino Pavan Neto (Cadê o cartão?, dia 19), o Programa Poupatempo e a Prefeitura de São Bernardo esclarecem que os atendimentos citados ocorreram no dia 9 (sexta-feira) e os cartões de estacionamento em vaga especial (Cartão Idoso) ficaram prontos entre os dias 9 (mesmo dia do atendimento) e 14 (primeiro dia útil após o atendimento no posto). Ambos os cartões foram colocados à disposição no portal eletrônico de serviços do município, o www.saobernardo.sp.gov.br. Informamos ainda que o Cartão Idoso pode ser solicitado e impresso no portal eletrônico de atendimento ao cidadão (http://www.guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br), o que torna o deslocamento até uma das agências de atendimento opcional.

Diretoria de Serviços ao Cidadão – Prodesp




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.