Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

No Natal, o frasista de Santo André

Início da década de 1960. São Paulo realizava o Salão da Criança, na Bienal do Ibirapuera. Hermenegildo Fattori ficou sabendo da novidade pelo rádio

Ademir Médici
22/12/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


“As crianças rodavam em volta. Elas mesmas pedalavam. Hoje elas têm mais de 60 anos, 70 anos.”
Hermenegildo Fattori

Início da década de 1960. São Paulo realizava o Salão da Criança, na Bienal do Ibirapuera. Hermenegildo Fattori ficou sabendo da novidade pelo rádio. Foi conferir. Encantou-se: por que não trazer ao menos uma daquelas atrações para Santo André?

Trouxe. À época, com os irmãos mais velhos Sisto e Benjamin, Hermenegildo mantinha a Casa Fattori na Alameda Vieira de Carvalho, no bairro Santa Terezinha. Negociava com brinquedos, ferragens, eletrônicos e, especialmente, bicicletas. E com oito bicicletas organizou um carrossel no estacionamento do clube do bairro. Maior sucesso.

Enquanto o 1º Salão da Criança de São Paulo foi realizado em 1961, a festa das crianças andreenses começou em outubro de 1963 e seguiu até o Natal. Reuniu centenas de crianças do bairro. E uma foto tirada na ocasião pelo fotógrafo vizinho – Fotrotti – foi o sinal para que Memória escolhesse Hermenegildo Fattori para participar desta semana do Natal 2017 no programa Memória na TV, do DGABC TV. Confiram em www.dgabc.com.br .

A PLANTA DO BRANDÃO
Hermenegildo Fattori é emoção pura. Aos 80 anos, não perde o jeito de menino. Aos 77, imaginem!, sofreu acidente dirigindo moto. Em 2016 realizou-se ao ser um dos selecionados para conduzir a tocha olímpica.

As gerações mais novas lembram-se da sua banca de jornais e revistas na Avenida Perimetral. Um pequeno oásis. As pessoas podiam sentar-se em banquinhos. Ler o Diário e os demais jornais semanários da cidade, sem precisar adquiri-los. “Queria mostrar a todos que Santo André tinha imprensa”, comenta o Sr. Fattori.

Frases, muitas frases, decoravam o ambiente. Todas transmitiam coisas boas, levantando o ânimo. Cada planta espalhada em vasos era ligada a um prefeito. O ‘comigo-ninguém-pode’ referia-se a Newton Brandão. Crianças procuravam a Banca do Fattori para fazer trabalhos escolares.

Ainda hoje, sem a banca da Perimetral, mas fiel ao seu bairro Casa Branca, Sr. Fattori recebe, revende e divulga o Diário.

O ANDREENSE
Hermenegildo Fattori nasceu na Rua 11 de Junho, 21, no bairro Casa Branca, em 13 de abril de 1937. É filho de Santo Fattori e Josefina Comeli Fattori. Define-se como andreense de corpo e alma.

O velho Santo queria que os oito filhos tivessem uma profissão. Todos conseguiram. Hermenegildo, não. Tornou-se um filósofo prático. Um divulgador da sua cidade. Verdadeiro frasista.
Em épocas como esta, costumava repetir e publicar: “O ano pode até acabar, mas o meu amor pela cidade não”.

É assim até hoje. Ao mesmo tempo em que realça o passado: “Fui coroinha do padre Bibiano por dez anos na Catedral do Carmo”.

Daí o convite para participar do quadro Memória na TV. Acompanhem a sua entrevista. Emocionem-se com ela – como nós nos emocionamos. E descubram como Hermenegildo Fattori se saiu ao ser convidado para a mensagem natalina oficial do Natal da nossa Memória.

Mensagem do Sr. Fattori
O Natal para mim não existiria se não fosse você. Você é a cidade inteira, não só eu e minha família. Eu desejo paz e muita vida a todos. E quero uma cidade limpa e honesta.

Diário há 30 anos
Terça-feira, 22 de dezembro de 2017 – ano 30, edição 6631
Manchete – Sai o novo pacote fiscal do governo
Acaba o abatimento do saldo médio da poupança.
Tabela do IR será reajustada em 250% em 1988.
Instituído o Imposto sobre Ganhos de Capital.

Em 22 de dezembro de...
1917 – Mais um acidente rural do trabalho: Olympio Costa, 22 anos, lenhador, ao cortar uma árvore em Paranapiacaba é atingido pela mesma. Sofre contusões na região cervical e na mão direita. É medicado pelo Dr. Luiz Hoppe e encaminhado à Santa Casa de São Paulo.
1967 – Clube Comercial de Santo André inaugura sua sucursal em São Caetano: Rua Amazonas, 773, primeiro andar.

Santos do dia
Francisca Xavier Cabrini
Francisco Xavier
Floro
Ciremão

Município paulista
Quarenta e um municípios celebram aniversários em 22 de dezembro, entre eles Aguiar, na Paraíba; Alcântara, no Maranhão; Flor da Serra do Sul, no Paraná; e Divisa Alegre, em Minas Gerais. Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.