Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Natal coletivo. E a Semana Literária de São Bernardo
Ademir Medici
16/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


São Bernardo, na Memória, envia a primeira saudação coletiva de feliz Natal e próspero ano de 2018. E quem atende ao pedido da página é o Grupo do Livro Maria Elena Cabrini Libório, da terceira idade da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

Quando Nadija Maria Tot nos enviou convite para participar da confraternização de Natal do grupo, pedimos a ela que organizasse uma foto coletiva de saudação aos leitores. Veio a foto com a identificação, nome a nome.

Saiba, pois, leitor de Memória, que essa turma bonita está saudando você. E nós saudamos a turma, desejando muita pesquisa, muita literatura, muitas histórias registradas “no ano que vai nascer”. Com certeza, os que acompanham Memória desejam o mesmo.

SURPRESA

Está na foto, lá no fundo, cabelos branquinhos, um amigo de longa data. Todos o chamam de Dr. Humberto César, advogado. Nós preferimos lembrá-lo como radialista e jornalista.

Aos amigos do Grupo do Livro, sugerimos que Humberto César pode dividir com Nadija a nobre missão de divulgar os passos do grupo. Dr. Humberto entende do riscado.

Ao destacar o Humberto, lembramos muitos colegas mais jornalistas são-bernardenses que partiram: Paulo Ferreira, Eloy Roberto, Benedito Bueno, Eduardo Camargo, Jésus Rosário, Onofre Leite, Walmir Maranhão, Tito Lima, Rubens Fenili, Isaias Carlos. Eram repórteres, bons repórteres. E escreviam bem, muito bem. 

Deixaram coisas registradas. Isaias deixou bons livros.

Uma sugestão ao Grupo do Livro Maria Elena Cabrini Libório: vamos criar, em 2018, a Semana Literária de São Bernardo. 

Santo André tem a sua Semana Literária, que homenageia Guido Fidelis, iniciativa do vereador Alemão Duarte. Que São Bernardo organize a sua semana, homenageando dois Isaias, o Carlos (em memória) e o Pessotti, Isaias Pessotti, professor universitário e escritor de primeira. Seus livros correm o mundo.

Isaias Pessotti (confiram no Google) é mais conhecido fora que no Brasil. E é batateiro da gema, nascido na antiga Vila de São Bernardo.

Falem com o secretário municipal de Cultura, Adalberto Guazzelli. Com a união de esforços, vamos mostrar em especial aos mais jovens que São Bernardo também é rico em literatura. E tem grandes nomes.

A FOTO

Segue a identificação: sentadas, Maura Alves, Neide Valdo, Idalina Bigalli, Eunice Trovó, Dirce Chagas Martins, Januária Filianoti e Lúcia Helena Maia.

Em pé, Stela Souza (convidada), Célia Saurin (assessora da terceira idade e escritora), Alessandra Liefquin, Clara Nascimento, Cida Vergueiro, Nadija Maria Tot, Euclides Valdoski Ramos (presidente do clube e convidado), Leonildes Laranja Cunha, Mary de Labrada, Stelamaris Filianoti (convidada), Antonia Carvalho, Irani Lourenço Cruz (coordenadora dos grupos) e Emílio Trovó (convidado).

Terceira fila, Helena Anselmo, Luiz Nascimento (convidado), Humberto Cesar e Joaquim Pimenta Galo Abreu.

E o Cacique diz: presente

A segunda mensagem coletiva de feliz Natal também vem de São Bernardo. Após vários anos, reuniram-se quarta-feira ex-alunos do Colégio Comercial Cacique Tibiriçá, escola que foi tradição no fim da Rua Marechal Deodoro. Do grupo, três jornalistas: Brocardo, Carlito e Quaglio. 

Uma mostra de fotos das décadas de 1960 e 1970 foi montada. Também foram expostas camisas esportivas do Grêmio Litero/Recreativo Brasília, das inesquecíveis olimpíadas estudantis. O Cacique foi campeão em diversas modalidades. Romeu Bonício, saudades...

José Quaglio Netto, ex-presidente do Grêmio do Cacique, ficou de enviar à <CF160>Memória</CF> tabloides e outros documentos daqueles momentos mágicos.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 16 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6626

Manchete – Bresser Pereira, ministro da Fazenda, acusa a Secretaria de Planejamento de alterar o Orçamento da União para 1988

Reajustes fazem população perder noção dos preços. Reportagem: Ivanilde Sitta.

Movimento Estudantil – Docentes da Fundação ABC entram em greve por causa do atraso no pagamento dos 120 professores da Faculdade de Medicina.

Memória – E chega a Via Anchieta.

Em 16 de dezembro de....

1917 – São Caetano realiza festa em favor dos países invadidos pelos alemães, austríacos e turcos. É a chamada Festa Patriotica, com discursos, leilão de prendas e apresentação da banda de música local.

1967 – Nasce a Banda Municipal Infantojuvenil de Rudge Ramos, na Escola Professor Otílio de Oliveira. Na regência do maestro e tenente Francisco de Oliveira Sales.

Nas Ondas do Rádio

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. O jornalista Milton Parron anuncia o derradeiro programa, de uma série de quatro, sob o tema <CF160>Jovem Guarda: 

Entrevista com os sonoplastas escalados para o programa Jovem Guarda. Foram três, nos poucos mais de quatro anos que durou o programa: Zuza Homem de Mello, Genival Barros e Oswaldo Smiedel.

Genival Barros e Oswaldo Smiedel, depois que o Jovem Guarda terminou, afastaram-se da TV Record e passaram a trabalhar exclusivamente para Roberto Carlos, montando o sistema de som para seus shows no Brasil e no Exterior.

Apresentamos entrevista com Martinha e Erasmo Carlos

E trechos de apresentações no programa Jovem Guarda do cantor Jorge Ben – naquela época não havia adotado o Benjor; ele vem acompanhado pelo Grupo The Jet Blacks.

Presença da lindíssima garota-propaganda Idalina de Oliveira, que gravou um disco.

Encerrando o programa e a série, minha homenagem a um grande amigo que morreu muito cedo, em 1986, com apenas 42 anos, Ronnie Cord, filho do maestro Hervê Cordovil, e que frequentou as paradas de sucesso com Rua Augusta, Biquini de Bolinha Amarelinha, Neurastênico, Roberta e Oh Carol.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio Trianon AM (740); Universal AM de Santos (810) – Black band do pianista Jay McShann e os cantores Roy Hamilton e Chris Connor. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Amanhã, às 9h. Pela internet, sites: www.radiotrianon.com.br , www.quintaavenida.mus.br. grandeabcwebradio.com

Santos do Dia

Adelaide

Albina

Ananias


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 16 de dezembro:

No Mato Grosso, Alto Paraguai

No Rio Grande do Norte, Caicó e São José de Mipibu

Em Santa Catarina, Descanso

Na Paraíba, Frei Martinho

No Pará, Irituia

No Paraná, Juranda e São Carlos do Ivaí

No Rio Grande do Sul, Osório e Tapes

No Mato Grosso do Sul, Rio Verde de Mato Grosso 

Fonte: IBGE.

Hoje

Dia do Reservista

Dia do Teatro Amador




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.