Internacional Titulo Ampliação de gasoduto
Ex-ministro argentino é acusado de corrupção em caso ligado à Odebrecht
Por
03/04/2018 | 15:31
Compartilhar notícia


O juiz federal argentino, Daniel Rafecas, acusou o ex-ministro do Planejamento do país Julio De Vido de supostamente ter favorecido a Odebrecht com contratos para ampliação de gasodutos. Em uma das investigações sobre a construtora brasileira na Argentina, o juiz considerou suspeitos o ex-ministro, o ex-secretário de Energia Daniel Cameron e dois subsecretários de ter realizado, a partir de 2005, negociações incompatíveis com a função pública, o que significaria pena de até seis anos de prisão, informou o Centro de Informação Judicial.

De Vido, considerado um dos ministros mais poderosos dos governos de Cristina Kirchner e de Néstor Kirchner, foi destituído do cargo de deputado a pedido da Justiça e, atualmente, cumpre prisão preventiva por suposta fraude por meio da modernização de um depósito de carvão na Patagônia. Além disso, o ex-ministro enfrenta outras investigações, como as alegadas irregularidades na compra de gás liquefeito e a aquisição de trens em más condições na Espanha e em Portugal.

De acordo com Rafecas, os suspeitos realizaram uma série de ações para que a Odebrecht obtivesse contratos para a ampliação de gasodutos entre 2006 e 2008. A obra estava orçada inicialmente em mais de US$ 2,3 milhões. Esse foi o primeiro processo ditado pela Justiça argentina em uma das causas vinculadas ao escândalo de pagamento de propina da Odebrecht em diversos países latinos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;