Setecidades Titulo
São Bernardo ganha outro Caps
Do Diário do Grande ABC
01/09/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


Foi inaugurado, ontem, o Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial tipo 3) em São Bernardo, que funcionará 24 horas, inclusive aos fins de semana, como local de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais severos e persistentes.

A nova unidade atenderá moradores dos bairros Baeta Neves, Nova Petrópolis, Santa Terezinha, Vila São Pedro, Vila Euclides e Parque São Bernardo. Ele ocupa o andar superior da Rua Pedro Jacobucci, 470, no Centro, onde estão instalados outros três serviços de saúde mental no piso inferior: Ambulatório de Pacientes Graves, Pronto-Socorro Psiquiátrico e o CAPS Álcool e Drogas Adulto.

O local prestará assistência ambulatorial durante o dia e permitirá a internação temporária para os que estiverem em situação de crise aguda e que não tiverem suporte para permanecer na casa da família. Também dará orientação aos usuários para recebimento de benefícios da Previdência Social e do programa De Volta para Casa, do Ministério da Saúde, que paga auxílio mensal às pessoas que tenham passado mais de dois anos internadas em hospitais psiquiátricos.

REFERÊNCIA
O Caps é uma iniciativa do ministério, em parceria com municípios, e é referência em tratamento de saúde mental, incluindo dependentes de álcool e droga. No Grande ABC há unidades em todas as cidades, con exceção de Rio Grande da Serra.

Em São Caetano, o atendimento é feito pelo Caps-AD (Álcool e Drogas) Jordano Pedro Segundo Vincenzi, localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 502, Santo Antônio, que atende diariamente 50 pessoas usuárias de diversos tipos de drogas, como o crack, que virou tema do 4º Desafio de Redação dado o grande número de dependentes. Centenas de alunos já começaram a redigir suas redações inspiradas na frase Crack, Tô fora!, da promoção do Diário, em parceria com USCS e DAE de São Caetano e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;