Palavra do Leitor Titulo Artigo
Evite acidentes domésticos com crianças
Do Diário do Grande ABC
12/12/2017 | 10:23
Compartilhar notícia


Artigo

Além do período de férias da criançada, fim de ano é sempre marcado pelo clima de festa e comemorações, em que geralmente os pais estão menos exigentes com os filhos, já que as obrigações escolares terminaram. Nesse contexto, as crianças podem ter mais liberdade para brincar e experimentar atividades não tão comuns ao dia a dia, como banho de piscina para diminuir o calor ou a produção de comidinhas na cozinha. Viver essas experiências pode e deve fazer parte da infância, principalmente em período propício como as férias. No entanto, é preciso que responsáveis redobrem a atenção, pois acidentes domésticos ainda são a principal causa de morte infantil no Brasil. Quedas, afogamentos, intoxicações e queimaduras estão entre os que mais causam morte em crianças de zero a 9 anos. E os menores de 1 ano são os mais afetados.

Saiba como evitar os principais acidentes domésticos com crianças:

Afogamento – procure sempre deixar baldes e bacias vazias, virados de cabeça para baixo. Tampe os vasos sanitários e, se a casa tiver piscina, assegure que a criança não tenha acesso ao local sem adulto por perto;

Envenenamento – nunca deixe produtos de limpeza e remédios na altura das crianças. O ideal é que esses produtos fiquem guardados em local fechado e trancado;

Quedas – tenha redes de proteção ou grades em janelas e corrimão nas escadas. Nunca deixe a criança sozinha em cima da cama, beliche ou trocador e também não a coloque em andadores;

Asfixia – coloque o recém-nascido sempre de barriga para cima, sem cobertores ou almofadas ao redor. Evite também deixar botões, moedas, bexigas e pequenos objetos no alcance do bebê e lembre-se: brinquedos apenas aqueles autorizados pelo Inmetro;

Choques – em hipótese alguma deixe fios descascados ou tomadas sem revestimento de proteção;

Queimaduras – evite que a criança acesse a cozinha enquanto estiver cozinhando. Sempre lembre de colocar os cabos de panelas para a parte interna do fogão e não permita que a criança chegue perto do forno.

O que fazer se a criança sofrer acidente doméstico? Caso ocorra, os pais devem levar a criança à emergência imediatamente quando ela apresentar vômitos, perda de consciência ou sangramento abundante após queda; perda de consciência depois de levar choque; mordidas de animais; sinais de envenenamento (levar o produto/embalagem para o pronto socorro); e queimaduras agudas, que causam dor e alteração na pele. É importante que os pais deixem lista na porta da geladeira com os telefones úteis, como o do pediatra, hospital mais próximo, centro de controle de intoxicações e até mesmo dos bombeiros.

Priscilla Pereira é coordenadora do serviço de pediatra da Clínica Doktor’s, em São Paulo.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Ademar Bertoldo; Rádio Pérola da Serra 87,5; USP/Esalq (Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’); DVComun; Caio Nogueira; Thanks; Israel Fernando; Synonym; Antonio Carlos Henriques; Sipan ABC (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Santo André); Alberto Nunes; Aipan ABC (Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Grande ABC); Graziela Garavati; Setrab Group; Sigma Safety; SigMat; Parreiraschip; Rogério Pipas.

Ocimar Versolato
Lastimei ficar sabendo que o renomado estilista ‘batateiro’ Ocimar Versolato partiu – de maneira compelida – no expresso da eternidade (Cultura&Lazer, dia 10). Estranhei ter conhecimento de que a cerimônia de despedida tenha sido reservada apenas a familiares e amigos, segundo informou este Diário. Só faltava o Cemitério-Museu de Vila Euclides ter sido fechado para que o sepultamento tivesse sido reservado apenas a familiares e amigos. Será que esta restrição era desejo do Ocimar? Compungidamente.
João Paulo de Oliveira
Diadema

Márcio chaves
Lendo a reportagem ‘Márcio Chaves culpa desgaste do dia a dia pela saída da Pasta de Saúde (Política, dia 8), gostaria de fazer minhas observações. Ele começa dizendo que o cotidiano desgasta. Em qual trabalho não há desgaste, ex-secretário? Onde está a sua famosa resiliência, tão necessária hoje em dia? E as discussões com a FUABC que atrapalhavam? Ora, a política é arte da conversação, sentar-se à mesa e chegar a acordo. Por isso o senhor era o secretário da Saúde de Mauá. Ter conhecimentos e bons argumentos ajudariam muito na sua gestão. Diálogo em uma hora dessa é fundamental. Sobre a parte financeira difícil, há dificuldades hoje e, acredito, sempre houve em maior ou menor grau. Entretanto, preferiu sair frente às dificuldades encontradas.
Ângelo Marchi Neto
Mauá

Trintões
Não consigo entender onde a diretoria do Santo André quer chegar com este monte de jogadores acima de 30 anos (Esportes, dia 9). Tem que contratar jogadores para serem titulares. Não se contrata jogador para ficar na reserva. Contratam-se 28 atletas e quem vai decidir quem é titular e quem é reserva será o técnico, a partir dos treinamentos. Mas a diretoria não pode queimar contratação trazendo jogador para ficar no banco. Já temos oito com idade acima de 30 anos, o que equivale dizer que a diretoria considera a possibilidade de ter time com oito acima de 30 anos. Ou contratou gente para ser reserva? É uma coisa básica. Este Diário fez bela reportagem sobre um jogador do Mauaense e também diretor de time de bairro em Mauá (Esportes, dia 10). Ele precisava montar time para o campeonato amador. Não vacilou, colocou oito jovens e três veteranos na equipe. Foi campeão. A diretoria do Santo André quer fazer exatamente o contrário. Não vai dar certo.
Donizete A. Souza
Ribeirão Pires

Resposta – 1
Sobre a carta do leitor Ailton Gomes (Politização, dia 9),  a Secretaria do Estado da Habitação informa que o governo do Estado é o único do Brasil que investe 1% da arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em habitação social. De 2011 para cá, a Pasta entregou 140 mil unidades habitacionais; e outras 56 mil moradias estão com obras em andamento. O investimento do governo do Estado em unidades habitacionais no período é de aproximadamente R$ 7 bilhões. 
Secretaria do Estado da Habitação

Resposta – 2
Em relação à reclamação da leitora Marcia Regina Brunner (Sem água, dia 8), a Sabesp esclarece que o abastecimento na região está normal. Desde 1997, a companhia pratica a gestão de pressão nas redes de água, durante a noite, em todas as regiões atendidas. Essa é medida essencial para reduzir perdas. A redução de pressão no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, ocorre das 23h às 5h, horário de menor consumo de água. Conforme determina a norma da ABNT, é necessário que cada cliente possua caixa-d’água adequada à quantidade de moradores do imóvel, sendo capaz de garantir o abastecimento por no mínimo 24 horas. Também é importante que todas as torneiras, chuveiros e máquinas de lavar roupas da residência estejam conectadas à caixa-d’água. Quem possui caixa-d’água adequada e todas as torneiras ligadas a ela garante o abastecimento dos imóveis e não sente a redução de pressão no período noturno. A companhia segue à disposição pela central de atendimento, telefones, agência virtual e aplicativo para Android e iOS.
Sabesp 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;