Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Marechal Lott em São Caetano
Por Ademi Médici
05/11/2018 | 06:30
Compartilhar notícia


Jânio Quadros, governador de São Paulo, teve o seu nome aprovado como candidato à Presidência da República, pela UDN (União Democrática Nacional), em convenção realizada em 8 de novembro de 1959. Em 25 de novembro o candidato renunciou à candidatura, para voltar atrás em 5 de dezembro.

Em 12 de dezembro a convenção nacional do PDS (Partido Democrático Social) indicou candidato o marechal Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra no governo de JK. Nos primeiros meses de 1960 definia-se a candidatura de Adhemar de Barros, pelo PSP (Partido Social Progressista).

Lott tinha o apoio das forças nacionalistas do Exército e dos órgãos do governo, da Frente Parlamentar Nacionalista e da esquerda. O líder Luiz Carlos Prestes subiu ao palanque para defender o nome do candidato.

Em São Caetano, o vereador Fábio Ventura presidia o PSP. E trouxe Lott à cidade. Um comício foi realizado e dele participaram, em apoio ao marechal, Ulysses Guimarães e Cunha Bueno, ambos do PSD, e nomes locais como o de Dirceu Vieira de Souza, presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). A campanha presidencial esquentava.

Paranapiacaba. Distrito de 111 anos. E um clube de 118. Veteraníssimo

Nesta data, em 5 de novembro de 1907, era criado o Distrito de Paz de Paranapiacaba, em São Bernardo, hoje Santo André. Foi o terceiro do Grande ABC, depois da sede São Bernardo (1812) e Ribeirão Pires (1896).

A data nos faz lembrar de um documento trazido à Redação há 30 anos por Guy Thomaz Moniz Ramos, então assessor do Sindicato da Rede Ferroviária Federal. Segundo o documento, em 1º de outubro de 1900 era fundada a Associação Musical Instrutiva Lira da Serra, em Paranapiacaba, cujo nome foi depois modificado para Sociedade Recreativa.

A entidade nasceu no mesmo 1900 de dois dos mais antigos clubes brasileiros, o Rio Grande, do Rio Grande do Sul, e a Ponte Preta, de Campinas.

Muito se fala no futebol praticado em Paranapiacaba já no século 19. Que o futebol brasileiro aqui teria nascido. Que o introdutor do futebol no Brasil, Charles Muller, jogou em Paranapiacaba. Faltam documentos comprobatórios. Daí a importância deste papel que Guy Ramos nos legou.

Guy nasceu em Paranapiacaba. Seu avô, Adolpho Moniz Ramos, de nacionalidade portuguesa, ali se estabeleceu ainda no século 19. Foi o Sr. Adolpho quem passou o documento da Lira da Serra ao neto, com todos aqueles nomes de pioneiros.

Sr. Adolpho trabalhava no escritório de manutenção e controle do movimento de trens em Paranapiacaba. Era ele quem fazia a admissão dos novos empregados. Dava preferência aos músicos e jogadores de futebol, que logo passavam à Lira da Serra, boa de música e de bola.

Diário há 30 anos

Sábado, 5 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6902

Manchete – Indústria automobilística fora do pacto social, declara a Anfavea

Memória – Distrito de Santo André ganha agência da Prefeitura de São Bernardo

Em 5 de novembro de...

1918 – O drama da gripe espanhola: 7.786 casos novos na Capital, com 179 óbitos.

Na região acham-se enfermos, atacados de gripe, entre tantos moradores, o engenheiro Emilio Cordes, o farmacêutico Sotero, o padre Luiz Capra, a mulher do médico Nuno Guerner e todos os enfermeiros do posto montado em Santo André – posto suspenso por esse motivo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o Conselho Nacional Húngaro decretou o bloqueio da Alemanha e confiscou os navios austríacos e alemães.

Hoje

- Dia Nacional da Cultura e da Ciência, em alusão a 5 de novembro de 1849, data do nascimento de Rui Barbosa

- Dia do Técnico de Eletrônica, instituído pela lei estadual paulista 4.265, do governador Montoro

- Dia do Radioamador

- Dia do Técnico Agrícola

Santos do dia

- Isabel e Zacarias. A Igreja latina celebra em 5 de novembro a festa da mãe de João Batista e une à sua memória a do marido, Zacarias.

- Bertila

- Galácio

- Guido Maria Conforti

- Mariano de La Mata Aparício

Municípios brasileiros

Celebram aniversário em 5 de novembro:

- Em São Paulo, Itapetininga (1770), Espírito Santo do Turvo (1885), Pilar do Sul (1891), Guatapará (1990) e Rosana (1990).

- Em Goiás, Anhanguera, Hidrolândia e Ivolândia

- No Rio Grande do Sul, Barros Cassal e Sertão

- Na Paraíba, Bom Jesus e Santana de Mangueira

- No Rio de Janeiro, Cambuci e Porto Real

- Em Minas Gerais, Carmo do Rio Claro, Manhuaçu, Santa Margarida e São Francisco

- No Acre, Marechal Thaumaturgo

- No Paraná, Roncador

- No Espírito Santo, São José do Calçado

- Na Bahia, Tremedal 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.