Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
Trabalhadores nas ruas
Por Ademir Médici
18/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


1945. Cheirava-se reconstitucionalização no País. E também no Grande ABC. Isso fica claro em depoimentos de vários sindicalistas, entre os quais os falecidos Marcos Andreotti e Miguel Guillen. A imprensa local refletia também esse estado de espírito. Caso do semanário Borda do Campo.
Em abril daquele ano, o presidente Getúlio Vargas baixou decreto-lei de anistia aos presos políticos. Em comemoração ao ato, operários de Santo André promoveram passeata na quarta-feira, 18, às 20h, conduzindo bandeiras das nações aliadas e cantando o Hino Nacional.

Em 8 de maio, o Dia da Vitória, marcando o fim da guerra, a União dos Trabalhadores Democráticos de Santo André realizou desfile com grande massa popular e as bandeiras brasileira, norte-americana, inglesa, russa, francesa e chinesa. Os núcleos de São Caetano e Mauá enviaram representantes.

Os Sindicatos dos Metalúrgicos e da Construção Civil de Santo André homenagearam os expedicionários do município: Ricardo de Oliveira, Torquato Fratti, Miguel Garofallo e A. de Múrcio.

Politicamente, o alvo eram as eleições de 2 de dezembro.

AMANHÃ

Comício dos comunistas.
Os 30 anos da Turma da Constituinte

“Nós nos reunimos a cada cinco anos para celebrar a vida. É como um filme que passa naquele momento.”
Marco Antonio Chiarella

***

Eles foram chegando mais ou menos juntos ao edifício-sede do Diário. Cumprimentaram-se efusivamente. Foram encaminhados ao estúdio do DGABC TV. Nem saborearam o café. Era muita coisa a dizer.

Pela primeira vez, sete dos quase 300 advogados da 20ª turma da Faculdade de Direito de São Bernardo (1984-1988) se encontraram fora dos bancos escolares, das audiências e dos reencontros de cinco em cinco anos. Eles representavam, no DGABC TV, a Turma da Constituinte, pois fizeram o curso ao mesmo tempo em que o Brasil idealizava a nova Constituição, à qual, durante a Constituinte, eles enviaram um manifesto que por certo influenciou na chamada Carta Cidadã.

O reencontro quinquenal da 20ª Turma será amanhã à noite, dia 19, no Restaurante São Francisco, da Rota do Frango com Polenta. “Trinta anos atrás muitos eram jovens e uma boa parte nem tão jovem assim. Hoje temos nossas famílias. E em cada encontro realizado devemos dizer ‘até breve’”, comentou Luiz Carlos Ogoshi.

“Faço parte da comissão organizadora das festividades desde o primeiro ano. Eu que vou puxando a turma. Será o sexto encontro em 30 anos. Estar juntos é uma festa. Você abre o baú de memórias de momentos bons, porque a gente só comemora coisas boas, graças a Deus”, acentuou Ana Maria de Lisboa.

“Nós nos encontramos em audiências, no dia a dia. Às vezes encontramos um juiz da nossa turma, outra um adverso, desembargadores, dirigentes de classe, advogados simplesmente. Então esses encontros já ocorrem. E a festa a cada cinco anos é o coroamento disso. Ali não se fala muito em Direito. Se fala das colas, das brincadeiras, das bagunças da faculdade”, exemplificou Uriel Carlos Aleixo.

E foi neste clima que gravamos os depoimentos dos sete representantes da 20ª Turma. Acompanhem pelo DGABC TV. Divirtam-se. Emocionem-se. Foi uma experiência nova desta série da Memória na TV. Ficamos detrás das câmeras, só provocando os queridos causídicos. E sentindo o mesmo orgulho, a mesma emoção que eles.

A 20ª Turma

A voz dos advogados fora dos autos
DGABC TV: www.dgabc.com.br

Amanhã em Memória:

A nossa turma influenciou a Constituinte

Interação com Facebook

A polícia,
o traficante
e a Constituição’

Da crônica de Guido Fidelis publicada no Diário em 18 de outubro de 1988 e republicada no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.


Diário há 30 anos

Terça-feira, 18 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6886
- MancheteFiesp orienta empresas a não acatar leis trabalhistas

Em 18 de outubro de...

1918 – O padre Luiz Capra, vigário de Santo André, anuncia que pretende construir um asilo para os filhos dos condenados à prisão.
- A gripe espanhola: notificados 99 novos casos em São Paulo e 1.008 em Santos.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: o alto comando alemão ordena aos seus exércitos que cessem as devastações nos lugares que ainda ocupam.

Hoje

- Dia do Estivador
- Dia do Médico
- Dia do Pintor

Santos do Dia

- Lucas, evangelista
- Nossa Senhora Rainha
- Renato
- Cirila

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 18 de outubro:
- Em São Paulo, Pontal
- Em Sergipe, Feira Nova e Neópolis

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.