Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Palacio na rota para a eleição de 2020

Ex-vereador de São Caetano e ex-secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

Raphael Rocha
24/07/2018 | 07:44
Compartilhar notícia


Ex-vereador de São Caetano e ex-secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fabio Palacio (PSD) anuncia hoje qual será seu rumo eleitoral, se vai concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa ou a um assento na Câmara Federal. A tendência é que ele confirme ingresso na busca por vaga em Brasília, até para não confrontar com a primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando (PSDB), provável candidata a deputada estadual. Com esse gesto, Palacio fortaleceria o grupo do qual faz parte, capitaneado pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e ganharia pontos importantes com o tucano na construção da estratégia para 2020, quando Palacio pretende concorrer à Prefeitura de São Caetano.

Voto regional
Entidades de classe da região apresentam hoje a ação para que eleitores das sete cidades votem em candidatos do Grande ABC. A mobilização será liderada por empresários e organizações sediadas na região e defenderá a importância de haver boa bancada regional na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Detalhes da proposta serão expostos hoje. Atualmente o Grande ABC conta com o menor número de representantes nos Parlamentos estadual e federal – são quatro deputados estaduais (Luiz Turco, Luiz Fernando Teixeira, Ana do Carmo e Teonilio Barba, todos do PT) e dois federais (Alex Manente, do PPS, e Vicentinho, do PT).

Homenagem
A Prefeitura de Ribeirão Pires realiza hoje, às 18h, cerimônia para homenagear a ex-primeira-dama da cidade Norma dos Santos Prisco, morta em 2017. A sede do Fundo Social de Solidariedade passará a ter o nome da mulher do ex-prefeito Valdirio Prisco (morto em 2012), que, por sua vez, foi homenageado com o rebatismo da Avenida Brasil, hoje Avenida Valdirio Prisco, no Centro.

Cidadão emérito
Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o ginasta Arthur Zanetti será o grande homenageado na sessão solene em aniversário de São Caetano, na quinta-feira, às 19h, na Câmara. Ele receberá o título de cidadão emérito do município. Nascido em São Caetano, Zanetti também conquistou a medalha de prata na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Combate ao assédio
Presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (MDB) protocolou projeto de lei que visa criar programa de combate ao assédio sexual no transporte coletivo da cidade. O texto determina que a concessionária dos ônibus da cidade instale um canal de denúncias e até um sistema de videomonitoramento para identificar os agressores. “As providências sugeridas servem de alerta para a população como um todo acerca da importância de se formalizar denúncia de casos de assédio sexual, com o objetivo de assegurar atendimento digno à população.”

Alternativas
Esta semana deve ser decisiva para os planos do deputado federal Alex Manente (PPS). Cotado para concorrer a uma cadeira no Senado, o popular-socialista tende a bater o martelo sobre seu papel no pleito até sábado. Alguns fatores ainda são considerados. O grupo de apoio à reeleição do governador Márcio França (PSB) vê com bons olhos ter como vice Mario Covas Neto, o Zuzinha (Podemos), vereador paulistano e filho do ex-governador Mario Covas (morto em 2001). Mas Zuzinha foi lançado ao Senado no fim de semana, apostando na indefinição do cenário paulista – por ora, há apenas o favoritismo do petista Eduardo Suplicy para ocupar uma das duas cadeiras. Assim, Alex tem três caminhos: buscar a reeleição (estratégia conservadora), concorrer ao Senado ou até se cacifar para vice de Márcio França. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.