Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Martelo quase batido por Vanelli Damo
Raphael Rocha
20/07/2018 | 07:21
Compartilhar notícia


  Antecipada no fim de junho pelo Diário, uma possível candidatura a deputada federal de Vanelli Damo (PRB), irmã da ex-deputada estadual Vanessa Damo (MDB) e filha da atual prefeita em exercício de Mauá, Alaíde Damo (MDB), está muito perto de sair do campo da especulação e se tornar realidade. A despeito de Vanelli relutar no início – até porque tem uma filha pequena, de 7 anos, e que nunca se aventurou na seara política, diferentemente do resto da família –, o clã Damo convenceu Vanelli sobre a importância de uma candidatura que represente o legado da família nas urnas. O projeto ficou mais cristalino quando o grupo recebeu informações de que boa parte dos aliados do prefeito afastado da cidade, Atila Jacomussi (PSB), caminhará ao lado da futura candidatura a deputado federal de José Carlos Orosco Júnior (PDT), ex-marido de Vanessa. Outro fator impulsiona a empreitada de Vanelli: a dobrada com o vereador Rafael Demarchi (PRB), de São Bernardo, que buscará vaga na Assembleia Legislativa.

Abismo

 A escolha de Cacá Vianna (PV) para comandar a Secretaria de Educação de Diadema só fez aumentar a fissura no governo de Lauro Michels (PV). Muita gente encarou a nomeação de Cacá como a gota d’água para não integrar a pré-campanha do vice-prefeito Márcio da Farmácia (Podemos) a deputado estadual.

Recolocação

 Depois de deixar a assessoria no gabinete do vereador de São Bernardo Ramon Ramos (PDT), Marcela Facundo Costa, mulher do ex-vereador de São Caetano Gilberto Costa (Patriota), foi nomeada como assessora especial da presidência da Câmara são-caetanense, cujo mandatário é o parlamentar Pio Mielo (MDB).

Pelo quinto mandato

 Em busca de seu quinto mandato consecutivo na Câmara Federal, o deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), lança a candidatura ao Congresso hoje. A atividade acontecerá na sede do diretório do PT em São Bernardo, na Rua Tapajós, região central da cidade, a partir das 20h. Curiosamente, em 2015, Vicentinho transferiu seu título para Diadema, para tentar se viabilizar candidato a prefeito em 2016.

Pesquisa – 1

 O Instituto Paraná Pesquisas divulgou levantamento da corrida ao Palácio dos Bandeirantes de julho, e o cenário pouco mudou na comparação com o levantamento de junho. O líder das intenções de voto continua sendo João Doria (PSDB), que oscilou de 31,8% para 31,1%. Segundo colocado, Paulo Skaf (MDB) subiu levemente, de 20,4% para 21,1%. O atual governador e pré-candidato à reeleição, Márcio França (PSB), cresceu de 7% para 7,9%. Luiz Marinho (PT) ficou praticamente estagnado, saindo de 5,1% para 5%.

Pesquisa – 2

 Já no pleito ao Senado, a desistência do apresentador José Luiz Datena (DEM) em concorrer a uma das vagas embolou a disputa pelo segundo posto. O líder agora é Eduardo Suplicy (PT), que pulou de 33,1% para 36,7% (antes Datena liderava). Atual senadora, Marta Suplicy (MDB) é vice-líder, com 20,9%. Mas quem parece mais ter se beneficiado com a saída de Datena foi o vereador paulistano Mario Covas Neto, o Zuzinha, que cresceu de 8,5% das intenções para 14,5%. Foram ouvidos 2.000 eleitores em 84 municípios paulistas. A pesquisa está registrada sob número SP-05341/2018 na Justiça Eleitoral.

O personagem Russo

 Pré-candidato a deputado estadual pelo PR de Diadema, o vereador Luiz Paulo Salgado anunciou o apoio do presidente do PMN local, Silvino Roque Neto, o Russo. Russo é um personagem suis generis da política diademense. Em 2012, à frente do PMN, lançou o humorista Buiú da Praça a prefeito, mas aceitou acordo com José Augusto da Silva Ramos (PSDB), então prefeiturável na época. Só que Buiú não concordou e saiu às urnas – ou seja, o PMN tinha um candidato próprio, mas seu presidente apoiou outro nome. Em 2016, Russo decidiu ele mesmo concorrer ao Paço. E ficou marcado por uma entrevista dada a uma emissora de TV da região, na qual não conseguia desenvolver as propostas que tinha para Diadema. O vídeo viralizou em todo o País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.