Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024

Memória
>
Memória
Na TV a obra do Foto Carlos
Ademir Medici
12/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O programa Memória desta semana do DGABC TV focaliza um fotógrafo símbolo de Santo André, Carlos Haukal, que tornou famoso o estúdio que levou o seu nome: Foto Carlos.

Quem inspirou o programa foi o metalúrgico aposentado David Rodrigues. Júlia Tereza Rodrigues, mãe de David, guardava uma reprodução fotográfica feita pelo Foto Carlos de um quadro da Rua Coronel Oliveira Lima desenhado por José Rodrigues Vibian. A partir deste documento, montamos o programa.

Recorremos ao Museu de Santo André Octaviano Armando Gaiarsa, que nos forneceu novas informações.

A grande obra do Foto Carlos espalha-se pelos lares andreenses e do Grande ABC. São as fotos de estúdio de casamentos, primeiras comunhões e retratos das pessoas que o procuravam com suas melhores roupas, maquilagem, elegância.

“O Foto Carlos tem uma importância muito grande porque ele fotografou muitas das famílias andreenses”, comenta Mayara Gusman de Souza, gerente do Museu de Santo André.

ACERVO PRESERVADO

O museu guarda um acervo considerável do Foto Carlos, que inclui máquinas fotográficas, lentes e uma parte dos negativos em acetato e em vidro, material e equipamento doados pela família do homenageado. 

A este acervo são incorporados três álbuns de fotografias com a assinatura do Foto Carlos, doados por dois irmãos da Vila Palmares que encontraram a documentação no antigo estúdio: José Gonçalves de Oliveira (o Zuca) e Walter Gonçalves de Oliveira.

No programa Memória na TV que entra hoje no ar é contada a história do encontro de 1990 entre o Foto Carlos e o fotógrafo João Colovatti, do Diário. Colovatti fez belíssimas imagens do colega, reproduzindo outras tantas indicadas pelo próprio Carlos, já velhinho, mas sempre falante e simpático.

PROJETO

O Museu de Santo André busca financiamento e pretende divulgar a obra do Foto Carlos e de outro fotógrafo importante de Santo André, René Schoeps, um dos fundadores do Câmera Clube local. Se tudo der certo, uma exposição focalizará a história da fotografia e a obra de Carlos e René, pai de outro fotógrafo importante, Emílio Schoeps.

MEMÓRIA NA TV

Homenagem ao Foto Carlos

Entrevistados: David Rodrigues e Mayara Gusman de Souza

Realização: DGABC TV

No ar pelo Diário OnLine: www.dgabc.com.br

Diário há 30 anos

Terça-feira, 12 de julho de 1988 – ano 31, edição 6802

Manchete – Grande ABC terá mais 20 vereadores, conforme resolução do Tribunal Regional Eleitoral.

As Câmaras de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá passarão a ter 21 vereadores cada; 17 em Ribeirão Pires e 15 em Rio Grande da Serra

Em 12 de julho de...

1918 – Jornais divulgam a chamada ‘lista negra’ dos estabelecimentos em dívida com o Fisco, entre eles a Companhia Industrial de Ribeirão Pires.

Internacional. A revista Os Anaes, em seu primeiro número, informa que a Embaixada do Brasil em Londres será criada dentro do atual governo, devendo chefiá-la Nilo Peçanha.

1973 – Instaladas as novas unidades de telex do Diário do Grande ABC para recepção de noticiário da AJB (Agência Jornal do Brasil).

1978 – Empresa Café Piloto, de São Caetano, é transferida para a Avenida Ferraz Alvim, em Diadema.


Hoje

Dia do Engenheiro Florestal

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 12 de julho:

Na Bahia, Aracatu, Lajedinho, Malhada de Pedras e Pedrão

Em Pernambuco, Casinhas e Manari

No Paraná, Diamante do Sul

Fonte: IBGE

Santos do Dia

João Gualberto (Itália, Florença, 995 – Umbria, 1073). Monge. 

Fundador de mosteiro segundo as regras de São Bento. Padroeiro da Guarda e Engenharia Florestal.

João Jones

João Wall 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.