Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Ela viu a Represa Billings ser formada
Ademir Medici
03/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Augusta Bisognini Brentegani

(São Bernardo, 8-8-1916 – 30-6-2018)

Dona Augusta ensina, confirma informações, ilustra sua fala com fotografias formidáveis. Uma verdadeira memorialista, cujo legado maior é deixado à professora Anselma, sua filha caçula. E como nós da Memória aprendemos com dona Augusta!

Ela não só testemunhou a formação da Represa Billings, há quase um século, como documenta fotograficamente suas explicações.

Em 2012, graças à dona Augusta, Memória contou como foi o represamento do Rio Grande – este manancial que nasce em Paranapiacaba, atravessa todo o Grande ABC e, originalmente, desaguava no Rio Pinheiros, em São Paulo.

Dona Augusta citava o caso do imóvel suntuoso da família Finco, vizinha de sua família, no bairro dos Finco.

Segundo a Light, o casarão estava no leito da represa. Era preciso ser desocupado com urgência, a exemplo de tantas outras construções nas partes baixas do vale. Seria um desperdício, uma tristeza para os Finco desfazer-se do imóvel tão benfeito. E foi isso o que aconteceu.

A voz gravada de Augusta Bisognini Bretengani registra:

O casarão maior era do Fortunato Finco. Disseram que era para derrubar, por causa da formação da represa. Começaram a derrubar.

Meu pai construiu uma nova casa, em lugar mais elevado, aqui do lado, às pressas. Mudamos o quanto antes. Meu pai foi esperto. 

Os Finco resistiram. Tinham uma casa boa. Ficaram. E a água começou a subir, devagarinho, mas nem chegou aqui perto. Mesmo assim os tratores vieram, e, de repente, derrubaram a casa, de ponta a ponta, inteirinha. E não precisava de jeito nenhum.

Era uma casa bonita, com quatro quartos, sala, cozinha, banheiro. Era um sobrado. A água não chegaria até ele.

Sem o sobrado, a família Finco – que era rica – veio morar junto com meu pai, os Bisognini.

MEMÓRIA CONSTRUÍDA

Dona Augusta era filha de Luiz Bisognini e Mariana Zaia. Tinha 13 irmãos. Nair Bernardelli é a única viva. Casada com Bruno Brentegani, dona Augusta teve os filhos Sueli, casada com Atílio Rigo; Rubens, casado com Neide; Bruno, casado com Maria Aparecida; e Anselma, casada com Osvaldo. Vieram os netos Tatiane e Marcelo, Mariana e Leonardo, Francine e Bruno, e Mayara; e os bisnetos Manoela, Isabela e Ian.

Agora, a partida. Ao caminho dos 102 anos, dona Augusta foi sepultada domingo no Cemitério de Vila Euclides.

Diário há 30 anos

Domingo, 3 de julho de 1988 – ano 31, edição 6795

Manchete – Rombo fiscal brasileiro será de 571 bilhões de cruzados

Grande ABC – Prefeituras preparam o aumento do IPTU. Reportagem: Denise Caboclo.

São Caetano – Inaugurada oficina pedagógica na Escola Estadual Eda Mantoanelli, do bairro Santa Maria.

Diadema– Forte poluição no Jardim Portinari.

Santos do Dia

Leão II. Siciliano. Foi papa por um curto período entre os anos 682 e 683, menos de 11 meses.

Tomé, israelita. Um dos 12 apóstolos de Jesus

Anatólio

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 3 de julho:

Em São Paulo, Águas da Prata. Elevado a município por decreto de 1935, quando se separa de São João da Boa Vista. O nome foi inspirado no nome do Ribeirão da Prata, que corta a cidade.

No Acre, Brasiléia

Em Goiás, Cocalzinho de Goiás

Em Minas Gerais, Montes Claros, Três Pontas e Ubá

Fonte: IBGE

Em 3 de julho de...

1918 – Eleita a nova diretoria do Corinthians FC, de São Bernardo, distrito de Santo André: presidente, Américo Guazzelli; vice-presidente, Luiz Cataruzzi; primeiro secretário, Túlio Tosi; segundo secretário, Antonio Bolognesi; capitão do primeiro time, Antonio Gallo; capitão do segundo time, João Guirelli; capitão do terceiro time, José Borgero; diretor esportivo, José Rocco; fiscal, Ernesto Pelison; tesoureiro, Carmine Rossini; conselheiros: Florindo Carassio, Angelo Balista, Primo Bolognei e José Balista; cobradores: Carlos Polonio, Pedro Poles, Amadeo Veronesi e Angelo Moretti.

Palestra Itália, atual Palmeiras, sai da Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: torpedeamento do navio-hospital Lands-Castle, com bandeira inglesa, pelos alemães.

1928 – J. L. Baird realiza a primeira transmissão de TV em cores, em Londres.

1973 – Na primeira partida da melhor de três, a equipe feminina de basquetebol do São Caetano EC vence a do Paulistano por 53 pontos a 51, em seu ginásio

1978 – Câmara de Santo André aprova plano do Executivo para implantação de conjunto habitacional com 14 mil unidades residenciais no Jardim Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.