Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Matar ou morrer
Marcio Bernardes
02/07/2018 | 14:27
Compartilhar notícia


(Samara) – Esta bela cidade russa, sexta do país, que sediará Brasil e México, foi invadida por mais de 50 mil torcedores de ambos os países. Muita gente não vai conseguir ver o jogo da arena local. Não há mais ingresso. A solução será o telão do Fan-Fest ou telas menores dos bares e restaurantes.

No sábado, ainda em Moscou, fui visitar a catedral do Cristo Salvador. É uma beleza arquitetônica. O teto externo lembra bolas douradas pontiagudas de árvores de Natal. A obra foi pensada pela mesma escola arquitetônica que concebeu a catedral de São Basílio, o maior símbolo da cidade. Lá dentro se vê lindas obras de arte e especialmente o Cristo crucificado. É possível perceber que Jesus está na cruz com dois pregos em seus pés. E eles não estão um em cima do outro. Essa imagem é uma das diferenças entre a igreja ortodoxa e a católica apostólica romana.

Cruzei com vários brasileiros e mexicanos no templo. Todos se confraternizaram na paz de Cristo. Mas as brincadeiras são habituais. Pela primeira vez vejo os mexicanos falarem com convicção que vão vencer o Brasil. Eles não deixam de reconhecer a categoria do futebol pentacampeão, mas afirmam que a seleção deles atual pode até ser campeã do mundo. É bom lembrar que vários campeões olímpicos de 2012 em Londres, justamente contra Neymar & Cia, estão aqui na Rússia.

O Brasil é favorito. O time de Tite é melhor do que o de Juan Carlos Osório, que admiro por algumas convicções táticas. Mesmo assim, sei que muito são-paulino não gosta dele.

O México tem uma boa defesa e um ataque veloz. Tite vai armar o Brasil para esperar o México e tentar dar o bote nos contra-ataques. Acredito que será um jogo que dependerá muito da planificação dos treinadores. Nessa fase não dá para ser conservador. Quem perder sairá da Copa. Por isso é matar ou morrer.

Vai Brasil!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.