Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
Maquininha de cartão
Do Diário do Grande ABC
19/06/2018 | 11:46
Compartilhar notícia


Na década de 1990, as maquininhas de cartão de crédito não tinham nada de eletrônico. Também conhecidas hoje como ‘terminal de pagamento’, ou simplesmente ‘POS’ (do inglês Point of Sales), naquela época elas eram completamente mecânicas e funcionavam apenas para tirar a imagem do cartão nas duas vias do recibo da compra. Depois de algum tempo, surgiram os cartões com tarja magnética e, com eles, os terminais com o respectivo leitor e comunicação dial-up. O envio da transação de pagamento passou, então, a ser feito on-line, via internet discada. Porém, a utilização da tarja magnética se mostrou cada vez mais suscetível a fraudes e, assim, o mercado evoluiu novamente e nossos cartões passaram a possuir chips. Os terminais de pagamento, consequentemente, também receberam o respectivo leitor de chip e todas as mudanças internas que o uso desta tecnologia requer.

Mas as transformações dos terminais não pararam por aí. Atualmente, terminais mais modernos também podem oferecer a opção de leitura de cartões de chip sem necessidade de contato com as máquinas (contactless), além da opção das novas carteiras virtuais via smartphones e também por meio dos dispositivos wearables, como pulseiras. Porém, o que mais chama a atenção é o histórico de celular e terminal terem sido criados para uma única tarefa: chamadas telefônicas e pagamentos com cartão, respectivamente. Hoje, ambos recebem o prefixo ‘smart’ em seus nomes, de forma extremamente justa, devido às suas capacidades como dispositivos multitarefas. Assim como o smartphone, o smart POS possui a capacidade de executar aplicativos de qualquer área de negócio, mas com a vantagem de se integrar com a sua função original, que é a de receber pagamentos.

O mais recente capítulo da evolução dos POS tem foco no sistema operacional. Os principais fabricantes do mercado já apresentaram suas versões dos dispositivos com Android e agora investem nas estruturas de suas respectivas lojas de aplicativos. Como tirar proveito? O smart POS é muito mais do que maquininha para receber vendas com cartão de crédito e débito. Ele pode executar sistema completo de vendas de qualquer produto ou serviço, ler as etiquetas de código de barras ou QRCode, receber de forma segura a pagamentos de cartões e imprimir relatórios gerenciais etc. Nos Estados nos quais roda o SAT Fiscal, o smart POS pode, ainda, ser integrado ao sistema da respectiva Receita Estadual e imprimir o cupom fiscal.

Independentemente da área de negócio, o smart POS é dispositivo que veio para ficar. E ainda há muito a ser explorado nas suas capacidades de ajudar os comerciantes a diminuir custos e aumentar a abrangência de suas vendas.

Marcos Mendes do Rego é gerente de projetos e head de meios de pagamentos do grupo Venturus.

Palavra do leitor

Visita 

 Obrigada pela visita maravilhosa (ao Diário, Projeto Bem-Vinda Escola). Gostamos muito e pretendemos levar outras turmas! Parabéns pelo ótimo trabalho e agradecemos a recepção e a simpatia.

Thíssea Samelo

 Cursinho A+, Capital

Esquema 

 Atila Jacomussi agradece a Deus por sua soltura (Política, dia 17). Deus mudou de nome, agora tem nome e sobrenome, chama-se Gilmar Mendes. Como disse Macaco Simão: ‘Está com prisão de ventre, grite Gilmar três vezes e corra para o banheiro. É tiro e queda’. Será possível que tudo que é habeas corpus cai na mão desse cara? Como é que funciona esse esquema? Mais um na rua. Aliás, o que Atila ia fazer com R$ 87 mil dentro da panela? Sopa de oncinha?

Nelson Mendes

 São Bernardo

Decisões

 Por que na hora de defender os grandes corruptos e criminosos políticos os investidos em altos cargos do Poder Judiciário mostram grande esforço e muita boa vontade para defendê-los? Para defender cidadãos mais humildes, esses plebeus não contam com a mesma boa vontade das autoridades e ficam jogados na vala dos esquecidos, fato que ocorreu comigo em sentença judicial ganha e sem cumprimento.

Benone Augusto de Paiva

 Capital

Impressão

 Não sou comentarista de futebol, mas gostaria de deixar minha impressão feminina sobre a estreia tão esperada da Seleção Brasileira contra a Suíça. A partida não passou de jogo do quase. Quase foi gol. Quase, mas os gols, tão esperados, não vieram. Merece reparo o visual do craque Neymar, que não jogou bola, estava preocupado com sua performance. Quem viu Cristiano Ronaldo dando sangue na partida contra Espanha fica com inveja de seu talento, sua garra e sua concentração. Admirável! Quanto aos canarinhos, tínhamos dez em campo e uma calopsita. Quanta decepção! Seleção pentacampeã sem nenhuma garra. Sem desprezar o fato de que está com a vida ganha. Mas representar o País deveria ser honra, prioridade e não passeio pelo campo. Como brasileira, esperava mais dos nossos jogadores, que brilham em clubes lá fora e aqui não passam de astros sem luz própria.

Izabel Avallone

 Capita

Que nojo!

 Alguma surpresa com a estreia do Brasil na Copa (Esportes, ontem)? Para mim, nenhuma. Quando a gente vê os jogadores chegando ao estádio com seus fones de ouvido, desfilando suas bolsas/mochilas de marca, cabelinhos trabalhados (o cabeleireiro faz parte da equipe?), ignorando todos no entorno como se astros de primeira grandeza fossem temos a certeza de que a preocupação maior é com a imagem e os rendimentos da propaganda do que com o País que deveriam representar. Em campo, o que se considera ‘astro dos astros’ na maior encenação de perseguido, para justificar sua incompetência! Que inveja da seleção de Portugal, que tem CR7 vestindo com orgulho a camisa de seu país! 

Aparecida Dileide Gaziolla

São Caetano

Resposta 

 Em resposta ao leitor Fernando A. Ramalho (Só dois postes, dia 15), a Eletropaulo informa que uma dessas estruturas pertence à distribuidora e está contemplada no projeto municipal de remanejamento de postes do Corredor Rudge Ramos. A empresa enviou orçamento referente à sua retirada em 18 de maio e está aguardando manifestação da Prefeitura de São Bernardo. Em verificação do local, a Eletropaulo constatou que a rua está fechada ao tráfego de veículos.

Eletropaulo

Férias 

 O Brasil é o único País do mundo em que o trabalhador tem o exagero de férias de 30 dias, enquanto na média das nações fica entre 15 e 20 dias. Porém, como – e infelizmente – magistrados e integrantes do Ministério Público gozam de 60 dias de descanso por ano sem que bons serviços sejam prestados à população, agora os advogados da União também querem essa mamata excrescente de 60 dias de férias! E entraram com ação nesse sentido, que inclusive, foi acolhida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. E a Ordem dos Advogados do Brasil, por que não se manifesta contra mais essa tentativa de farra com recursos dos contribuintes? 

Paulo Panossian

São Carlos (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.