Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Lá vai o Brandão. Ele inaugura mais um trecho do Guarará
Por Ademir Medici
24/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Domingo, 24 de janeiro de 1988. O prefeito Newton Brandão inaugurava o segundo trecho da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, como parte do complexo da Marginal do Córrego Guarará: 1.524 metros entre a Rua Xavantes e a Avenida Dom Pedro I.

O prefeito de Santo André, em palanque armado, prometia finalizar as obras até agosto daquele ano. E o Diário, como sempre, cobriu a solenidade.

O repórter-fotográfico Luciano Vicioni fez várias fotos: as autoridades presentes, os discursos políticos, a presença do povo. Mas a foto de Primeira Página não poderia ser outra, senão a de um Newton da Costa Brandão, sorridente, na carona de um kart passeando pelo trecho inaugurado.

O último dos populistas

Na história política de Santo André e Grande ABC, Newton Brandão pode ser apontado como o último dos prefeitos populistas, a exemplo de outros tantos, que ele conheceu e com os quais conviveu: Lauro Gomes em São Bernardo e Santo André, Aldino Pinotti em São Bernardo, Anacleto Campanella, Oswaldo Massei e Walter Braido em São Caetano, Evandro Caiaffa Esquivel e Lauro Michels (o tio) em Diadema, Elio Bernardi em Mauá, Valdírio Prisco em Ribeirão Pires.

O médico Brandão era culto. Mineiro de nascimento, ele veio jovem para Santo André. Em início de carreira foi apoiado pelos sindicalistas na última disputa municipal antes do golpe de 1964. Seu adversário foi o próprio Lauro Gomes, que renunciou em São Bernardo para ser eleito prefeito em Santo André, morrendo no cargo poucos meses após a posse.

Brandão chegaria três vezes à chefia do Executivo andreense. Transferiu seu gabinete para o primeiro andar do Paço – dizem que tinha medo de altura. Mas não temia desafios.

Foi o primeiro grande adversário do prefeito Celso Daniel, ganhando e perdendo. E defendeu a cidade, a exemplo do próprio Celso, quando das últimas tentativas de Utinga em separar-se de Santo André.

Brandão conheceu alguns dos caciques antigos da cidade, como Pedro Dell’Antonia. E tinha a história de Santo André na cabeça, citando antecessores mesmo os que não conheceu, como o médico Felício Laurito, de Ribeirão Pires, que foi prefeito do antigo município de São Bernardo.

DEPOIMENTO

Brandão já não era prefeito. Conduzido pelo jornalista José Marqueiz, tomamos um café da manhã em sua casa, no Centro de Santo André. E gravamos a sua fala e parte da sua história de vida. Um documento sonoro que, na íntegra, permanece inédito.

Mais cedo, mais tarde, divulgaremos o conteúdo, ilustrando-o com fotos como esta, do kart, de um Newton Brandão sorridente, transmitindo felicidade.

O sorriso do mineirinho médico e prefeito foi sua marca maior.

Lions centenário

Claudio Prieto complementa a legenda da foto de ontem, citando os demais participantes de solenidade alusiva ao Lions defronte ao antigo Paço Municipal de São Caetano.

Estão na foto: Nestor Dotta, José de Miranda (chefe de gabinete da Prefeitura), Naur Ferraz Mattos (diretor municipal de Fazenda), além do prefeito Raimundo da Cunha Leite e do vice-prefeito João Dal’mas.

Diário há 30 anos

Domingo, 24 de janeiro de 1988 – ano 30, edição 6658

Manchete – Prefeitos não cumprem promessas. Pelo menos 30 grandes obras deveriam ter sido entregues, mas estão inacabadas ou não saíram do papel. Reportagem: Francisco Fukushima.

São Bernardo – Iniciado racionamento de água.

Memória – E surge a primeira feira.

A primeira feira livre do Grande ABC surgiu em Santo André, na área hoje ocupada pelo Cine Tangará, junto à Rua General Glicério, em Santo André. O ano: 1925.

Em 24 de janeiro de...

1918 – Acompanhado da família, seguiu de Santo André para Orlândia, no Interior de São Paulo, Joaquim Gomes Pinto. Advogado, ele era juiz de Direito em Orlândia.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a situação na Áustria; o reaparecimento dos jornais de Viena; volta dos operários ao trabalho.

1973 – Conselho Federal de Educação autoriza o funcionamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pires.

Miguel Abrahan, técnico em montagem industrial de Santo André, escreveu um livro dedicado ao ramo de proteção contra a corrosão de metais.

1978 – Inaugurado o ambulatório de doença mental de São Bernardo, ao lado do PS Municipal, com a presença do secretário de Saúde do Estado, Walter Leser.

Hoje

Dia da Previdência Social

Dia da Constituição

Instituição do Casamento Civil no Brasil

Dia Nacional dos Aposentados

Santos do Dia

A Igreja comemora hoje São Timóteo, juntamente com São Tito. Ambos foram fiéis de São Paulo, acompanharam-no em suas viagens missionárias e deram continuidade à obra do grande Apóstolo das Nações. Por isso, entregaram suas vidas

até o martírio. Timóteo nasceu na Ásia e faleceu no ano 97.

Fontes: blogs Franciscanos e Terra Santa Cruz

Feliciano da Úmbria

Urbano

Francisco de Sales

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 24 de janeiro:

No Rio Grande do Sul, Carazinho

No Piauí, Guaribas, São João da Varjota e Sebastião Leal

No Pará, Portel

No Amazonas, Urucurituba

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.