Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Febre amarela – 2018
Leo Kahn
19/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Doença infecciosa causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae, que é transmitido pela picada dos mosquitos infectados, não havendo transmissão direta de pessoa a pessoa.

O vírus apresenta dois tipos de ciclos epidemiológicos de transmissão: o silvestre e o urbano, mas a doença é a mesma em ambos.

No ciclo silvestre os macacos são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres. Os gêneros mais importantes da America Latina são o Haemagogus e Sabethes.

No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados. Essa forma urbana já foi erradicada, o último caso de que se tem notícia ocorreu em 1942, no Acre, mas pode acontecer novo surto se a pessoa infectada pela forma silvestre da doença retornar para áreas de cidades onde exista o mosquito da dengue, que prolifera nas cercanias das residências e ataca durante o dia.

O período de incubação no homem varia de três a seis dias, podendo se estender até 15 dias. A viremia humana dura no máximo sete dias e vai de 24 a 48 horas antes do aparecimento dos sintomas até três a cinco dias após o início da doença, e é durante esse período que o homem pode infectar os mosquitos transmissores. Nos casos que evoluem para a cura, a infecção confere imunidade duradoura.

 

Fatores de risco:

Municípios das regiões Norte, Centro-Oeste (incluindo o Distrito Federal)

Regiões Nordeste (no Maranhão, em todos), Sudeste e Sul

Parte dos municípios dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Espirito Santo

São Paulo a partir de 2018

 

Sinais e Sintomas:

Geralmente aparecem entre o terceiro e o sexto dia após a picada do mosquito:

Febre

Dor de cabeça

Calafrios

Náuseas

Vômitos

Dores pelo corpo

Icterícia

Hemorragias de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina

O diagnóstico é realizado pelo médico por meio do histórico e exame físico do paciente, indagando se visitou recentemente áreas de risco e se já tomou a vacina. Só é possível confirmar após a realização de exames laboratoriais complementares (MAC-Elisa, PCR ou isolamento do vírus em cultura) em laboratórios de referência indicados pelas secretarias estaduais de Saúde.

 

Saiba mais:

O período em que uma pessoa pode ser fonte de infecção para o mosquito é relativamente curto, de três a cinco dias, a partir do início da doença.

Vacine-se contra febre amarela pelo menos dez dias antes de viajar para áreas de risco e não se esqueça das doses de reforço que devem ser repetidas a cada dez anos.

Como é uma vacina com vírus vivo, há o risco teórico de infectar o bebê.

Mulher que amamenta tem que tomar cuidado, pois existe relato de transferência do vírus da vacina pelo leite materno.

A indicação da vacina tem que ser avaliada individualmente nesses casos.

 

Em área de risco:

Use sempre calças e camisas que cubram a maior parte do corpo.

Aplique repelente sistematicamente.

Não se esqueça de passá-lo também na nuca e nas orelhas.

Repita a aplicação a cada quatro horas, ou a cada duas horas se tiver transpirado muito.

Use mosquiteiro quando for dormir.

Procure informar-se sobre os lugares para os quais vai viajar e consulte um médico ou os núcleos de atendimento ao viajante para esclarecimentos sobre cuidados preventivos.

A febre amarela é uma doença de notificação compulsória no mundo, o registro de novas mortes decorrentes da infecção pelo vírus da febre amarela em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais assustou a população neste início de ano.

Em agosto do ano passado, o Ministério da Saúde havia dado como encerrado o maior surto da doença no País desde 1980.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.