Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Apoio ao irmão na Câmara de S.Bernardo
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
17/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ainda falta longo tempo para a eleição ao comando da Câmara de São Bernardo, mas vereadores já têm se movimentado para sucessão de Pery Cartola (PSDB). E até mesmo ex-parlamentares estão mexendo suas peças para influenciar o pleito interno. Ex-vereador e ex-presidente da Casa, José Walter Tavares (PHS) vem trabalhando o nome de seu irmão, o vereador de primeiro mandato Toninho Tavares (PSDB), para o cargo máximo do Legislativo. Algumas reuniões já foram feitas por Tavares, sondando parlamentares da base de sustentação do prefeito Orlando Morando (PSDB). Também houve conversa com gente que apoia o tucano, mas que não tem relação tão próxima assim. E, além disso, encontros foram feitos com parlamentares da oposição.

Bloco na rua
Ex-secretário de Obras de Mauá, Júnior Orosco (PDT) colocou na rua sua pré-campanha a deputado federal. Tanto que espalhou pela cidade outdoors celebrando a chegada de 2018. Também tem intensificado as discussões sobre apoio ao seu projeto político. Desta vez anunciou adesão de Hélio Gomes, ex-vereador de Francisco Morato e que foi presidente da Câmara da cidade da Região Metropolitana. Hélio Gomes foi candidato do PDT à prefeitura do município e terminou o pleito na quarta colocação, com 9.497 votos. A prefeita eleita foi Renata Sene (PRB), com 23.515 votos.

Jogou a toalha
O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), confidenciou a pessoas próximas que jogou a toalha na candidatura de seu vice-prefeito e chefe de Gabinete, Márcio da Farmácia (PV), a deputado estadual. O próprio Márcio falou, ao Diário, que não pretende entrar na briga com o presidente da Câmara, Marcos Michels (PSB), e com a secretária de Habitação, Regina Gonçalves (PV), pelo posto de postulante do Paço à Assembleia. A meta do governo agora é convencer um dos dois remanescentes da discussão a vir candidato a deputado federal – Lauro vislumbra Marcos para essa missão.

Parentesco
Prefeito em exercício de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon (PTB) não escondeu a felicidade de estar à frente do governo interinamente e, em seu primeiro dia, receber a visita do presidente paulista do PTB, deputado estadual Campos Machado. A alegria era tanta que Roncon chamou Campos Machado de “tio” durante a entrevista aos jornalistas.

Espaços abertos – 1
A proximidade da posse de Márcio França (PSB) como governador do Estado tem causado furor no grupo político do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), em Santo André. Tanto que começou a especulação em torno da possibilidade de Aidan ser indicado para comandar o Hospital Mário Covas, de Santo André, mas de gerência estadual. Hoje o superintendente do equipamento é Desiré Carlos Callegari e a função, via de regra, é indicação do núcleo duro do PSDB.

Espaços abertos – 2
Caso o convite ao ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) para o comando do Hospital Mário Covas se confirme, é certo que o ex-chefe do Executivo deixe a corrida eleitoral deste ano. Ele tem costurado ser postulante à Assembleia Legislativa, a despeito de o PSB local também ter no presidente da Câmara de Santo André, Almir Cicote, um potencial candidato a deputado estadual.

Faca de dois gumes
A expectativa está grande entre os aliados do vereador Professor Minhoca (PSDB) sobre o projeto eleitoral deste ano. A proximidade do prefeito Paulo Serra (PSDB) ao parlamentar tem gerado comentários sobre possível apoio do Paço a uma candidatura a deputado estadual do parlamentar de primeiro mandato. Entretanto, há quem aposte que Paulo Serra tentará convencê-lo a pensar em voos maiores na eleição de 2022. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.